Ferramentas Pessoais
Ações do documento

Perfil do Egresso

Perfil do Egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas


PERFIL DO EGRESSO DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

O docente capacitado para exercer à atividade profissional deve ter uma sólida base comum científico-tecnológico-humanística, associada aos campos de saber da biologia, seguida de aprofundamento de conhecimentos específicos nas habilitações oferecidas pelo curso.

 

Durante a capacitação no curso de licenciatura em Biologia do IFPB, deve-se priorizar experiências em situações de aprendizagem de maneira a construir um perfil profissional acorde à formação de professores para a Educação Básica, e compatível com a possibilidade de atuação na educação profissional, principalmente no caso do Ensino Médio Integrado. Nesse contexto o licenciado em biologia deverá ser capaz de:

 

- Executar um trabalho educativo focalizado em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às possibilidades dos alunos, analisando-as a partir de abordagens teóricas que buscam a interação dos diversos campos do saber, na perspectiva de superá-las.

- Entender o processo de construção do conhecimento bem como do significado dos conteúdos das áreas do conhecimento da biologia e de habilitação específica para a sociedade, enquanto atividades humanas, associadas a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

- Estar fundado em bases científicas, nos conceitos e princípios das ciências da natureza e das ciências humanas, presentes nas tecnologias e que fundamentam suas opções éticas e seu campo de atuação.

- Buscar a interação transdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores, para estruturar os saberes da área de domínio da biologia

- Usar diferentes procedimentos de avaliação do processo de aprendizagem, tendo em vista a superação da ênfase na abordagem meramente informativa/conteudista.

- Estar em capacidade de compreender, de forma reflexiva e crítica, o mundo do trabalho, seus objetos e sistemas tecnológicos e as motivações e interferências das organizações sociais pelas quais e para as quais estes foram criados e existem.

- Compreender o significado do sistema de avaliação no processo de ensino e aprendizagem.

 

ATRIBUIÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

 

O licenciado em Ciências Biológicas possuirá as seguintes atribuições:

 

- Buscar a formação geral do discente através da realização de trabalhos, inseridos na área de conhecimento.

- Construir projetos que relacionam a biologia com o cotidiano do aluno de forma a incentivar o seu interesse por esta área do conhecimento.

- Realizar atividades de pesquisa e aprendizagem continuada, como instrumento de produção de conhecimento na área da biologia.

- Identificar, formular e resolver problemas na área de aplicação da biologia, utilizando rigor lógico-científico.

- Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de biologia para a Educação Básica.

- Analisar criticamente propostas curriculares de biologia para a Educação Básica.

 

- Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento biológico dos discentes, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos.