Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi Cabedelo Cursos - Campus Cabedelo Cursos Superiores de Tecnologia Design Gráfico Perfil do Egresso
Ações do documento

Perfil do Egresso

Perfil do Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Desing Gráfico

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico fundamenta seu projeto pedagógico, estrutura curricular e metodologia de ensino para formar profissionais que atendam as seguintes características:

  • Ser um profissional que possui pleno domínio metodológico e saiba atuar nas áreas de criação e desenvolvimento de projetos de forma inovadora, buscando atender as demandas existentes.
  • Ser capaz de trabalhar de modo individual e em equipe, através de bom relacionamento com clientes e profissionais de diversas áreas, interagindo de forma interdisciplinar.
  • Ter competências múltiplas e saber transitar entre as varias áreas do Design Gráfico, permanecendo sempre atento a novas tecnologias e exigências de conhecimento, qualidade e produtividade.
  • Ter dinamismo para adaptar-se a diferentes situações impostas pela profissão, sempre em consonância com as atuais necessidades de mercado.
  • Possuir ética profissional e consciência dos direitos e deveres dentro da profissão, respeitando a propriedade intelectual do Design Gráfico.
  • Entender a importância dos projetos de Design como ferramentas transformadoras de interação com a sociedade e o meio ambiente.
  • Saber traduzir e usar aspectos da cultura local e global no desenvolvimento do Design Gráfico, utilizando-se de diferentes formas de arte, gerando novas possibilidades estéticas, formais e conceituais nos projetos.

 

Após a conclusão do curso, o designer estará habilitado para criar e desenvolver projetos relacionados ao Design Gráfico com uma visão crítica e reflexiva nas seguintes áreas de atuação:


Design de Identidade Visual 

Elaborando identidade corporativa e/ou promocional, marcas ou logotipos para empresas públicas e privadas, produtos e serviços. Desenvolvendo todo o conjunto de elementos formais que irão representar a empresa, produto ou serviço. As aplicações da marca, desde o impresso que compõe a papelaria, ao veículo que também faz parte da construção da imagem empresarial.

 

Design Editorial

Desenvolvendo projetos gráficos de livros, jornais e revistas.

 

Design de Embalagem

Elaborando projetos de embalagens e rótulos, com diferentes tipos de materiais, formas e tamanhos.

           

Design Promocional 

Desenvolvendo projetos para PDV – Ponto de Venda, com a criação de cartazes, testeiras, wobler, banners, móbiles, displays promocionais ou institucionais para exposição de embalagens e divulgação de produtos ou serviços.

 

Design de Sinalização

Fazendo projetos de sinalização de ambientes internos e externos de empresas públicas e privadas, facilitando a comunicação, orientação e o deslocamento das pessoas.

 

Direção de Arte

Atuando na criação de peças gráficas voltadas para o mercado publicitário em agências de propaganda.

 

Web Design

Criando projetos estéticos e funcionais para web sites e home pages, desenvolvendo layouts e a hierarquia das informações.

 

Design de Tipos

Gerando projetos de novas famílias tipográficas, manualmente ou através de softwares específicos.

 

O novo profissional de Design será capaz de perceber e identificar as demandas de mercado, assimilando inovações e influindo construtiva e conscientemente na sociedade. Em toda sua atuação deverá considerar a ética, a segurança e as questões sócio-ambientais como pilares básicos de sua profissão.

 

Segundo a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 em seu Art. 1o, “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” Desta forma, a inclusão das políticas de educação ambiental, na matriz do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, tornará a formação dos alunos conectada com as atuais reflexões sócio-ambientais e os novos modelos de gestão do design voltados para a sustentabilidade.