Você está aqui: Página Inicial Campi João Pessoa Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE

O NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais) é o órgão que se ocupa institucionalmente da Política de Acessibilidade e Inclusão no IFPB. Passa a existir formalmente, a partir de 2009, pela Portaria nº 019/2008, de 22/12/2008, por meio do Programa TECNEP – Educação Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais.

O NAPNE, no âmbito de uma instituição educacional tem o papel de mediação entre os setores internos, os docentes e as instituições parceiras, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento acadêmico e psicossocial de estudantes com deficiência.

Nesse sentido, o NAPNE deverá fornecer ferramentas que buscam viabilizar o exercício da cidadania e a inclusão nos grandes cenários da vida, desses estudantes, como pessoas de direito, deveres e desejos.

Objetivo:

Consolidar e incrementar as políticas de acessibilidade, visando à inclusão dos estudantes com deficiência dentro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa.

Coordenação do Napne:

Valéria Matos Leitão de Medeiros