Você está aqui: Página Inicial Campi Princesa Isabel Bem Vindo ao Campus Princesa Isabel

Bem Vindo ao Campus Princesa Isabel

O município de Princesa Isabel, localizado na região Oeste do Estado da Paraíba a 419 km da capital paraibana, João Pessoa, ocupa uma área de 379,1 km². A sede municipal apresenta uma altitude de 680m e coordenadas geográficas de 37⁰ 59’ 34’’ longitude oeste e 07⁰ 44’ 13’’ de latitude sul. Por sua localização geográfica, Princesa Isabel polariza as cidades circunvizinhas que compreendem a mesorregião da Serra do Teixeira, com os seguintes municípios: Princesa Isabel, São José de Princesa Isabel, Manaíra, Tavares, Juru, Água Branca, Imaculada, Matureia, Teixeira; interage bem com o Estado de Pernambuco, através dos seguintes municípios: Distrito de Jericó, Triunfo, Flores, Canaã, Calumbi, Serra Talhada, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, e outras cidades circunvizinhas; o que condiciona o caráter receptivo e centralizador da cidade em relação às atividades desenvolvidas por sua população, bem como das cidades abrangidas, no que concerne ao comércio, não se restringindo apenas à agricultura e pecuária, nas quais possui destaque na produção de ovos, frango e farinha de mandioca.

A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba no município de Princesa Isabel teve como marco inicial a aula inaugural em 14 de setembro de 2009 passando a funcionar em conformidade com a Portaria Nº 1.168, de 21 de setembro de 2010, publicada em 22 de setembro de 2010. Considerando a demanda educacional da microrregião Serra do Teixeira foram ofertados, inicialmente, os curso Médio Integrado em Controle Ambiental e Edificações; Subsequentes em Edificações e Manutenção e Suporte em Informática; além do Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental.

Atualmente, o Campus Princesa Isabel, apresenta 47 professores efetivos, 28 técnicos administrativos e acolhe mais de 450 alunos matriculados.

Fica evidente, embora com pouco tempo de funcionamento, o crescimento e a expressão de qualidade de educação do IFPB - Campus Princesa Isabel, haja vista a aceitabilidade das ações pedagógicas desenvolvidas com o público interno, como também, as promovidas com a comunidade externa do Campus, promovendo educação e promoção de cidadania.

Nas avaliações externas já apresenta números expressivos no Exame Nacional de Ensino Médio e os egressos tem logrado exito nas seleções para prosseguimento nos estudos de nível superior, tanto no próprio IFPB quanto em outras instituições de ensino superior. Destacam-se ainda os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, que tem atendido bem ao mercado de trabalho e estão ingressando na Pós-Graduação Stricto Sensu em instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte.