Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2014 10 Arinter publica resultado da seleção para o Ciência sem Fronteiras
21/10/2014 às 15h39

Arinter publica resultado da seleção para o Ciência sem Fronteiras

Os 72 alunos devem aguardar classificação da Capes ou CNPq

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) do IFPB divulgou o resultado da seleção interna dos estudantes candidatos às últimas chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras. Para ter a inscrição validada na seleção para estudos no exterio, é preciso que os alunos do curso superior sejam formalmente inscritos na instituição de origem. No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, foram inscritos 83 candidatos, sendo que 72 tiveram a inscrição homologada.

Confira aqui a relação dos nomes em clicando em Resultado. A equipe da Arinter destaca que essa é apenas a validação institucional, mas a seleção de quem tem direito à seleção para estudar no exterior com financiamento do Governo Federal ainda será divulgada. Segundo Valter Ângelo, da Arinter, cada chamada tem seu calendário e o aluno precisa ficar atento.

Ele destacou ainda que cada estudante será informado sobre o prazo para trazer os documentos exigidos na inscrição para serem traduzidos pelo IFPB.  A maioria dos estudantes, 39 deles, se inscreveu para estudar nos Estados Unidos, em seguida vem a Irlanda, com 14 propostas. Há inscrições ainda para a Hungria, Alemanha, Bélgica, Austrália, Irlanda, Canadá, Itália, Holanda, Japão, Espanha, Noruega, Suécia, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

As chamadas têm processo seletivo realizado através da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O IFPB já enviou mais de 100 estudantes para o exterior através do programa. No momento, há inscrição de seis campi: João Pessoa, Cabedelo, Monteiro, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa.

Os cursos com inscrição homologada são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet, Telemática, Automação Industrial, Engenharia Elétrica, Medicina Veterinária, Geoprocessamento, Sistemas de Telecomunicações, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Redes de Computadores, Segurança no Trabalho, Gestão Ambiental e Design Gráfico.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB