Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2014 10 As conquistas da Assistência Estudantil e Arinter no Programa Reitoria Itinerante
21/10/2014 às 08h45

Primeira etapa da caravana foi considerada um sucesso

Mônica Montenegro e Eliene Estevão

Os encaminhamentos do Programa Reitoria Itinerante, que percorreu os Campi de Patos, Princesa Isabel e Monteiro, em breve serão visualizados pela comunidade acadêmica. A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e a Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) que participaram das reuniões da equipe gestora com estudantes, professores e servidores, consideraram a experiência bastante exitosa e apontaram conquistas importantes em vários setores.

Em Princesa Isabel o Reitor Nicácio e a equipe gestora determinaram providências para facilitar a mobilidade estudantil. Um ônibus fará o deslocamento dos alunos do centro da cidade para o Campus e vice e versa, garantindo maior conforto e segurança para os estudantes.

Uma das reivindicações comuns aos três Campi dizia respeito à alimentação dos alunos. Foi acertada que o Instituto Federal vai abrir um processo de licitação para fornecer almoço e jantar para os estudantes, a medida é enquanto não se inicia a construção dos restaurantes, prevista para o ano que vem.

A Diretora de Assistência Estudantil, Eliene Estevão de Almeida, informou também que em 2015 o IFPB deixará de executar por problemas operacionais o Programa de Iniciação ao Trabalho. A partir de agora também haverá mudança na origem dos recursos em caso de viagem acadêmica. Os recursos sairão do custeio e não mais da assistência estudantil. “Com isso podemos investir mais nos programas de moradia, alimentação e transporte” finalizou Eliene.

Arinter na Reitoria Itinerante

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais integrou a caravana da equipe gestora nos Campi de Princesa Isabel e Monteiro. Foi a primeira vez que a Assessoria manteve contato in loco com alunos e professores de línguas estrangeiras no interior do estado. ”Foi uma recepção calorosa e com muitas expectativas” disse Mônica Maria Montenegro de Oliveira, da Arinter. As discussões foram em torno do trabalho da Assessoria Internacional e do Programa Ciência sem Fronteiras

Durante as reuniões foram discutidos assuntos como a institucionalização de um Centro de Línguas, a possibilidade de o IFPB passar a ser um Centro Certificador das provas de proficiência, a criação dos Clubes do Livro e do cinema além de projetos de extensão. A mobilidade acadêmica de estudantes, técnico-administrativos e de professores para o exterior foi outro ponto levantado na reunião que será apreciado pelo Conselho Superior.

Em Princesa Isabel foi acerta a realização de dois eventos que acontecerão de forma paralela em dezembro: a III Semana da Hispanidade e I Encontro de Professores de Línguas do IFPB. O objetivo segundo a Arinter é discutir o contexto atual, os desafios e as possibilidades para a gestão 2015-2019. Mônica Montenegro informou ainda que devido a compromissos de trabalho não foi possível estar na caravana em Patos, mas está sendo articulada uma visita àquela unidade. “Nenhum campus ficará desassistido pela Arinter” garantiu Mônica.

Ascom do IFPB