Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2015 06 Arinter reúne selecionados para o Ciência sem Fronteiras
15/06/2015 às 16h43

Arinter reúne selecionados para o Ciência sem Fronteiras

— registrado em: ,

Estudante foi homenageado. Evento teve presença do reitor

Arinter reúne selecionados para o Ciência sem Fronteiras

Rodrigo e Nicácio

Eles passaram por uma peneira fina para selecionar os melhores. E apesar de algumas caras apreensivas, a satisfação pela vitória estava presente em cada um. Estamos falando dos estudantes do IFPB selecionados para cursar parte da graduação no exterior, através do programa Ciência sem Fronteiras. A Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (Arinter) do IFPB convocou os estudantes para uma reunião de orientação nessa tarde.

O evento iniciou com um momento especial: a homenagem ao estudante Rodrigo Oliveira de Freitas, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Cajazeiras. Ele recebeu das mãos do reitor Nicácio Lopes o Certificado de Excelência Acadêmica que foi enviado pela Universidade de Western Illinois, onde passou um ano e meio. “No certificado, eles dizem que Rodrigo está na galeria dos melhores do ano de 2014. Lá, a média vai de 0 a 4 e ele obteve 3,6”, comentou a assessoria internacional Mônica Montenegro.

Para o reitor Nicácio, a trajetória do baiano Rodrigo que saiu do sertão paraibano para ser laureado nos Estados Unidos é um símbolo para os alunos que estão embarcando agora. “Essa experiência exitosa mostra que quando se quer se consegue e que o IFPB está no caminho certo. Nossos jovens são talentosos, basta que tenham as ferramentas adequadas que eles conquistam”. Nicácio elogiou o caráter de ensinamento humanístico que o programa aponta.

Para Rodrigo, o programa foi de muito crescimento. “Mas, não alcancei nada só. Estava lá representando o Campus Cajazeiras e o IFPB como um todo”. Ele ainda fez um pequeno relato de sua experiência aos colegas de outros campi, esclarecendo dúvidas, comentando sobre o cotidiano no exterior e destacando o diferencial pedagógico dos EUA, onde fez estágio em empresa.

A diretora do Campus Cajazeiras, Lucrécia Teresa Gonçalves, também esteve presente e refletiu sobre a importância desse programa para gravar o nome do IFPB positivamente em outras terras. A pró-reitora de Ensino Mary Roberta Marinho destacou o bom trabalho desempenhado pela Arinter. “O IFPB chega a ser procurado por outras instituições para orientações porque fazemos tudo com muita dedicação nesse processo com os nossos estudantes”, comentou.

O Instituto Federal de Educação da Paraíba chegou a ter 83 inscritos e 72 homologados para as últimas chamadas realizadas, mas somente 15 alunos foram validados pela Capes e CNPq, devido ao ajuste fiscal. “Dois estudantes desistiram. Dos 13 que vão, a maioria é do Campus João Pessoa, há um de Monteiro e outra de Cabedelo”, contou a professora Mônica. Entre os países selecionados, estão EUA, Irlanda, Canadá, Itália, Nova Zelândia, Hungria e Holanda. Um dos estudantes já viajou para a Califórnia: Hugo de Albuquerque Souza Nery, que cursa Telecomunicações na Capital.

Todos csf

Para ver mais fotos curta a página do IFPB Oficial no Facebook.

Texto: Ana Carolina Abiahy / Fotos: Verônica Rufino

Diretoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria