Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2015 09 IFPB vai aplicar exame de proficiência para a rede estadual de ensino
29/09/2015 às 11h27

IFPB vai aplicar exame de proficiência para a rede estadual de ensino

Projeto está sendo articulado entre Instituto Federal, Setec e Governo do Estado

O Instituto Federal da Paraíba está engajado num projeto piloto com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Governo do Estado para a oferta de exames de proficiência em inglês para professores e alunos da rede estadual de ensino.

Entendimento neste sentido foi mantido nesta segunda-feira (28) pelo assessor da Setec, Rafael Almada, durante encontro no IFPB com a Assessora de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), Mônica Maria Montenegro, Túlio Serrano, Diretor Executivo de Desenvolvimento Estudantil da Secretaria Estadual de Educação e Daniel Norberto, assessor da Diretoria Executiva da Secretaria de Educação.

Segundo Rafael Almada o objetivo é ampliar em 2016 o Programa Idiomas sem Fronteiras para a rede estadual de ensino. “A Setec escolheu a Paraíba para a construção dessa parceria devido às ações de inovação para internacionalizar a rede estadual, isso foi um fato motivador”.

O assessor da Setec que já manteve encontro com o Secretário Estadual de Educação, Aléssio Trindade, disse que o IFPB vai contribuir com o know-how na aplicação dos testes de proficiência. “O Instituto Federal tem toda a experiência acumulada com os estudantes da educação profissional e vai compartilhar com a rede estadual”.

A Assessora de Relações Institucionais e Internacionais, Mônica Maria Montenegro, informou que o IFPB deve aplicar ainda este ano o TOEFL para os professores da rede estadual e em 2016 o TOEIC para os alunos. “O desafio foi posto e está aceito, o IFPB por meio da Arinter dará todo o suporte para o êxito desse projeto” finalizou.

-Heranir Oliveira- Ascom/Reitoria