Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2015 12 Curso de Sociologia Ambiental será ministrado através de parceria internacional
01/12/2015 às 12h23

Curso de Sociologia Ambiental será ministrado através de parceria internacional

— registrado em: ,

Documento assinado na Universidade de Oklahoma nos EUA foi apresentado ao Reitor

O Reitor Nicácio recebeu na manhã desta terça-feira (01) o relatório da viagem internacional que teve por objetivo a formalização do convênio de cooperação entre o IFPB e a Universidade de Oklahoma (OSU), nos EUA. O relatório foi apresentado pela Assessora de Relações Internacionais e Institucionais, Mônica Montenegro e pelo Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Picuí, Frederico Campos, que estiveram no mês de outubro nos EUA para a assinatura do Convênio.

Na reunião estiveram presentes junto ao Reitor Nicácio, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo, o Diretor em exercício do Campus Picuí, Suelânio Viegas, além da professora Mônica e do Professor Frederico, que explicaram como se dará o convênio que prevê um curso de Sociologia Ambiental ministrado através da parceria internacional.

Convenio OSU“Será a primeira vez que o IFPB irá ministrar um curso dessa natureza, então as expectativas são as melhores possíveis”, contou Mônica. O curso de Sociologia Ambiental envolverá as duas instituições. Em 2016 haverá a etapa do planejamento, na qual os professores estrangeiros virão ao IFPB reconhecer o local onde será ofertado o curso. Em 2017 os alunos da Universidade de Oklahoma virão fazer o curso, em parceria com os professores de Picuí e os alunos da graduação e pós-graduação. Já em 2018, os alunos brasileiros terão a oportunidade de ir para os Estados Unidos.

A ideia é aproveitar os conhecimentos teóricos dos professore e alunos da OSU e associá-los ao conhecimento prático dos professores e alunos do IFPB. “Estamos diante de uma Conferência Mundial sobre mudanças climáticas e é importante essa troca de saberes entre as duas instituições na busca por soluções para o meio ambiente. A temática é bastante pertinente e atual”, enfatizou o professor Frederico Campos.

A próxima etapa será a partir do mês de janeiro onde será apresentado o Plano de Trabalho e elaborado o planejamento geral que deverá ser, posteriormente, aprovado pela OSU. O reitor se reunirá com as pró-reitorias, a Arinter e a coordenação de pesquisa e extensão do Campus Picuí para definir estes pontos.

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB