Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2016 02 IFPB dispõe de Programa de Acolhimento ao Visitante Internacional
04/02/2016 às 08h24

IFPB dispõe de Programa de Acolhimento ao Visitante Internacional

Processo é conduzido pela ARINTER

O Instituto Federal da Paraíba conta com um Programa de Acolhimento ao Visitante Internacional. O objetivo é auxiliar os estudantes do exterior inscritos em programas de intercâmbio no IFPB. Entre os pré-requisitos do PAVI é preciso que o visitante internacional esteja matriculado na instituição e tenha conhecimento básico da língua portuguesa.

O processo seletivo será conduzido pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do Instituto Federal da Paraíba (ARINTER) que após análise, validará a documentação dos interessados e encaminhará a mesma à coordenação do curso que o visitante solicita intercâmbio. Após análise do plano de curso e emenda dos componentes curriculares, a coordenação do curso produzirá um parecer técnico que será encaminhado à Diretoria de Ensino do Campus, com cópia para conhecimento da Pró-Reitoria de Ensino. Em seguida os documentos originais são devolvidos à ARINTER para emissão ou não da carte de aceite.

De acordo com o Programa de Acolhimento ao Visitante Internacional aprovado pelo Conselho Superior do IFPB, a inscrição ocorrerá em duas chamadas durante o ano. Cabe a instituição de origem ou ao visitante internacional o custeio com gastos de deslocamento, alimentação, acomodação, materiais didáticos, entre outros.

Aos servidores do IFPB é permitido acolher os visitantes internacionais na condição de “Padrinhos”. A seleção dos interessados consiste em análise de documentação e numa entrevista realizada pela ARINTER. Entre as atribuições dos “Padrinhos” estão a de fornecer um ambiente em sua residência (quarto) para o visitante internacional durante a estada no IFPB, proporcionar inserção social e cultural e auxiliar o visitante no aprimoramento da língua.

Para a Assessora de Relações Institucionais e Internacionais da ARINTER, Mônica Maria Montenegro, o PAVI será implementado quando houver indicação ou ratificação pelo Diretor de cada Campus do nome do Coordenador de Assuntos Internacionais para emissão de portaria pelo Reitor. “Diversas ações estão interligadas a criação do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), PAVI, mobilidade acadêmica e criação do Núcleo de Línguas (NucLI). Estas resoluções darão impulso ao processo de internacionalização do IFPB” disse.

Confira neste link a resolução do PAVI aprovada pelo Conselho Superior.

Heranir Oliveira- Diretoria de Comunicação do IFPB