Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2016 02 Reitor abre FAPI 2016 e anuncia Planejamento Estratégico Decenal
Ações do documento
11/02/2016 às 21h16

Reitor abre FAPI 2016 e anuncia Planejamento Estratégico Decenal

— registrado em: ,

Fórum de Avaliação e Planejamento Institucional está sendo realizado em CG até dia 13.

O Planejamento Estratégico Decenal (Planede) do Instituto Federal da Paraíba para o período 2016-2025 foi anunciado, no início da tarde desta quinta-feira (11), pelo reitor Nicácio Lopes, durante a abertura do I Fórum de Avaliação e Planejamento Institucional (FAPI 2016), em Campina Grande. 

De acordo com o gestor o documento vai garantir a oferta de cursos técnicos e superiores de vanguarda para formação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho e assegurar, também, o crescimento homogêneo das áreas da pesquisa e da extensão em consonância com o mundo da ciência e das demandas sociais respectivamente.

Nicácio lembrou o Plano Estratégico da Instituição, construído pela comunidade acadêmica durante a gestão do professor Almiro de Sá Ferreira, então diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB), e seus resultados práticos, os quais garantiram o crescimento ordenado da instituição nos anos 90 e início deste século. 

“Temos a responsabilidade nas mãos de conduzir os destinos da instituição de forma sustentável. Para isso precisamos preservar a nossa memória, observar onde estamos e em que situação nos encontramos e aonde queremos chegar nos próximos dez anos”, afirmou o reitor. 

Nicácio Lopes deve reunir ainda esta semana com a equipe técnica da Diretoria de Planejamento Institucional para tratar sobre os investimentos que serão aplicados na construção do Planede. Ele adiantou que vai minimizar gastos e buscar contribuições alternativas para tornar o plano uma realidade. 

“Queremos algo organizado como este I Fórum de Avaliação e Planejamento Institucional que acontece nesta sala de eventos a custo zero”, ressaltou o reitor Nicácio Lopes, destacando o empenho da Diretoria de Planejamento Institucional na organização do FAPI 2016.  

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo reitor Nicácio Lopes, a pró-reitora de Ensino Mary Roberta, a diretora de Planejamento Institucional Elaine Brito e o diretor-geral do Campus Campina Grande Albino Nunes. Todos fizeram uso da palavra e ratificaram a qualidade e importância do evento para o planejamento. 

O I Fórum de Avaliação e Planejamento Institucional (FAPI 2016), em Campina Grande teve sequência neste primeiro dia com uma palestra do professor Almiro de Sá Ferreira sobre os cenários, desafios e oportunidades da Educação Tecnológica. O orador mexeu com a audiência ao apontar o referencial de 26 cursos e áreas tops do ensino técnico e tecnológico no mundo apontados numa pesquisa da revista Infosys.

 

·        Filipe Donner – Diretor de Comunicação Social do IFPB.