Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2016 04 Equipe do IFPB vence disputa internacional de robótica
18/04/2016 às 10h15

Equipe do IFPB vence disputa internacional de robótica

— registrado em: ,

São campeões o professor Robério Paredes e os estudantes Luiz Torres e Manassés Mikaell

Equipe do IFPB vence disputa internacional de robótica

Luiz, Robério e Mikael

A equipe “Tatu Guarani”, do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, venceu neste fim de semana o campeonato Mercury Remote Robot Challenge realizado em Oklahoma nos EUA. Ela é composta pelo professor Robério Paredes, pelos estudantes Luiz Torres Filho e Manassés Mikaell Duarte, e já havia participado da competição norte-americana no ano passado.

O grupo foi selecionado a partir de um campeonato interno de robótica realizado pela Diretoria de Inovação Tecnológica do IFPB e idealizado com o objetivo de incentivar a prática da robótica. “A conquista desse campeonato representa a consolidação da robótica no IFPB e mostra o potencial do nosso grupo”, afirmou o Diretor de Inovação Tecnológica, Fausto Ayres.

Fausto comenta que o ensino da robótica é realizado não só para preparar para competições, mas também para resolução de problemas do dia-dia. “O IFPB sobretudo os campi de João Pessoa e Cajazeiras tem feito um bom trabalho ao disseminar o conhecimento da robótica através dos grupos de pesquisa, voltados não só para competições, como também para outras aplicações”, enfatizou.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, recebeu a notícia com muita alegria e externou o sentimento de dever cumprido ao projetar o IFPB em nível internacional e incentivar uma área tão importante para os dias atuais que é a robótica.

Fruto de uma parceria que vem sendo construída com a Universidade de Oklahoma (OSU), ao longo dos últimos três anos, através da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), o IFPB pode enviar duas equipes (uma do campus João Pessoa e outra do Campus Cajazeiras) para a competição internacional. No ano passado o IFPB também viabilizou a ida de duas equipes.

A equipe Tatu Guarani juntamente com a equipe GPCar do Campus Cajazeiras retornam nesta terça-feira (19) à Paraíba. A equipe de Cajazeiras é comandada pelo professor Romualdo Figueredo e pelos estudantes José Fernando de Morais Firmino e Josielho Canuto.

*Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB - reeditada em 19/04/2016

Foto: Arquivo pessoal do estudante Luiz Torres