Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2016 05 Equipe de Oklahoma visita reitor Nicácio
16/05/2016 às 17h16

Equipe de Oklahoma visita reitor Nicácio

— registrado em: ,

Pró-reitoras dialogam sobre parcerias

Equipe de Oklahoma visita reitor Nicácio

Mônica, Vânia, Mary, Francilda, Nicácio, Tamara e Zeyna

A professora da Oklahoma State University (OSU), Tamara Mix, e a intérprete, Zeyna Abramson, visitaram o reitor do IFPB Nicácio Lopes, nessa tarde de segunda-feira, acompanhadas pela assessora de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) Mônica Montenegro. Elas também foram recebidas pelas pró-reitoras Mary Roberta Marinho (Ensino), Francilda Inácio (Pesquisa Inovação e Pós-Graduação) e Vânia Medeiros (Extensão e Cultura).

O principal propósito da vinda da professora Tamara Mix ao IFPB é conhecer o Campus Picuí, onde deve passar três dias com a equipe de Agroecologia para formatar um curso na área de Sociologia Ambiental. Ela deve visitar comunidades rurais onde o Núcleo de Estudos em Agroecologia, liderado pelo professor Frederico Campos, desenvolve pesquisa e extensão. A intenção da Universidade de Oklahoma é trazer estudantes, provavelmente da graduação, para um curso em junho de 2017.

Tamara expressou ao reitor sua vontade de fazer um curso participativo em que o conhecimento teórico esteja aliado com a realidade prática. Ela ressaltou que pretende conhecer as potencialidades da região e saber os detalhes técnicos para viabilizar a participação dos estudantes norte-americanos.

O reitor adiantou o perfil do Campus Picuí e exaltou o papel transformador que o IFPB tem para os jovens da região. Tamara disse que vê como muito positiva essa relação próxima da instituição de ensino com as comunidades.

As pró-reitoras puderam esclarecer dúvidas sobre a parceria e explicar um pouco mais sobre o perfil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Estuda-se ainda a participação de estudantes do IFPB na Oklahoma State University, provavelmente no ano de 2018.

Atualmente, o IFPB já tem um estudante de Engenharia Elétrica na OSU, por intermédio do programa Ciência sem Fronteiras. Em uma ação de parceria, o estudante já deve fazer estágio nos Estados Unidos nos próximos dias.

Mônica lembrou que o protocolo de intenções entre o IFPB e a OSU está em andamento há algum tempo, mas frisou que o curso que está sendo preparado para Picuí será o primeiro passo mais firme nessa decisão. Zeyna lembrou que a OSU já mantém uma proximidade com o IFPB ao receber, há três anos consecutivos, estudantes do Instituto para a Mercury Robot Challenge.

Tamara Mix e Zeyna Abramson iniciaram sua visita no Campus João Pessoa, pela manhã. Elas devem chegar nessa terça à Picuí e finalizar a visita na sexta, em Campina Grande, acompanhadas de Mônica Montenegro.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB