Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2016 05 IFPB terá visita de delegação da Universidade de Oklahoma
13/05/2016 às 14h12

IFPB terá visita de delegação da Universidade de Oklahoma

— registrado em: ,

Equipe visitará os campi de João Pessoa, Picuí e Campina

IFPB terá visita de delegação da Universidade de Oklahoma

Zeyna Abramson durante reunião com Mônica, o reitor Nicácio Lopes e o prof Charles Abramson, também da OSU

A Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais do IFPB (Arinter) está organizando a vinda da delegação da Oklahoma State University (OSU), dos Estados Unidos. A equipe da OSU é composta pelas professoras Tamara Mix e Zeyna Abramson e chega na próxima semana para cumprir agenda visando parcerias com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Estão previstas visitas aos campi de João Pessoa, Picuí e Campina Grande e encontros com a direção do Campus Cajazeiras. A visita é articulada pela diretora da Arinter, professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira.

No dia 16 de maio, acontece a visita ao Campus João Pessoa, onde a equipe deve ser recebida pelo Diretor-Geral Neilor Cesar dos Santos, pela Diretora de Administração e Planejamento Maria Cleidenédia de Moraes Oliveira e pelo Diretor de Ensino Washington César de Almeida Costa. A diretora-geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci também deve participar. De acordo com a professora Mônica Oliveira, a OSU deve conhecer laboratórios do campus e tratar de um termo aditivo na parceria que existe com o IFPB para fomenta a área que envolve os cursos de Engenharia Elétrica, Redes de Computadores, Automação Industrial, Sistemas para Internet, Telecomunicações, Informática, Telemática, além da Pós Graduação (mestrado) de Engenharia Elétrica. Às 14:00 horas, a equipe americana será recebida pelo Reitor Nicácio Lopes e Pró-Reitores do IFPB na sede da Reitoria.

Na terça, dia 17, a delegação da OSU segue para o Campus Picuí, onde deve ser recebida pelo diretor-geral Luciano Pacelli, pela Diretora de Ensino Herta Cristina Carneiro e pelos coordenadores Silvia Cláudia Ferreira de Andrade (Extensão); Márcio Vieira (Pesquisa) e Frederico Campos Pereira (Pós Graduação). Laboratórios do Campus Picuí também devem ser visitados.

O foco da visita da delegação norte-americana à Picuí é a possibilidade de parcerias com o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA). Por isso, as professoras da OSU devem visitar no dia 18 de maio comunidades rurais que são envolvidas com projetos do NEA do IFPB. Audiência na prefeitura de Picuí também faz parte da agenda da visita internacional. “Está prevista a vinda de três professores pesquisadores e de, pelo menos, 10 alunos para o Campus Picuí no período do curso de verão nos Estados Unidos - junho a agosto de 2017. Em 2018, está previsto o inverso, o Campus Picuí ir à OSU/USA”, adiantou a professora Mônica Montenegro.

Entre as comunidades que participam das ações com o Núcleo do IFPB está a Cuiuiu, na cidade de Barra de Santa Rosa, que trabalha com artesanato em sisal e fábrica de cordas; o projeto de assentamento Santa Verônica, em Damião, que tem quintais agroecológicos; cisternas e formas alternativas de captação de água; o Assentamento Padre Assis, em Sossego, onde atua o projeto Guardiões das Sementes da Paixão e existem roçados agroecológicos; a comunidade Mari Preto, com beneficiamento de frutíferas e sabores da caatinga; o Quilombo das louceiras da Serra do Abreu, onde são cultivadas cactáceas ornamentais; e a Fazenda Agroecológica Gavião, com os projetos “Plantando Latas d’água” e “Recuperação de Áreas Degradadas”.

Na sexta, 20 de maio, a programação da delegação com o IFPB se encerra no Campus Campina Grande, quando devem ser recebidos pelo diretor-geral José Albino Nunes e equipe. A OSU já tem convênios de cooperação com o IFPB.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB