Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias “Campus do IFPB foi presente de Lula e Dilma para o Agreste Paraibano”, diz Dona Dida
14/07/2011 às 17h09

A prefeita já sonha com o início das aulas no Campus Itabaiana no primeiro semestre de 2012.

Dona Dida

Depois de quase 120 anos de emancipação política de Itabaiana, no agreste paraibano, o Município se prepara para o maior salto educacional de sua história.

Foi o que declarou a prefeita Eurídice Moreira, a Dona Dida, no final da tarde desta quinta-feira(14), ao reitor João Batista de Oliveira Silva, oportunidade em que buscava informações na reitoria sobre o processo de implantação do Campus Itabaiana.

A gestora afirmou que a chegada do IFPB ao município configura-se como o maior presente dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff ao povo da região polarizada por Itabaiana.

O reitor João Batista assegurou que o município já garantiu o pleito habilitando-se para a instalação do campus dentro do Plano de Expansão da Rede Federal III. “Agora, aguarda-se a carta que vai orientar as responsabilidades das forças geopolíticas envolvidas no processo”, disse.

Reitor recebe comitiva de ItabaianaO reitor do IFPB acredita que os critérios para instalação do Campus de Itabaiana são os mesmos aplicados para as unidades em construção. “O governo faz a reserva de crédito que era de R$ 5 milhões, que deve ser reajustada para R$ 10 milhões e em contrapartida os municípios oferecem o terreno de no mínimo cinco hectares”, destacou João Batista ao apontar os critérios adotados para implantação dos campi, a exemplo da audiência pública em que o povo sugere democraticamente os cursos pioneiros.

A gestora de Itabaiana disse que se dependesse dela o Campus do IFPB seria instalado imediatamente. A prefeitura dispõe de um prédio no centro da cidade que poderá ser a sede embrionária do campus. Mas, a prefeita também falou da possibilidade de construção da sede em definitivo em um terreno privilegiado em área estratégica do município.

visita prefeita Itabaiana

Os gestores também falaram das potencialidades e vocações da região. Os estudos preliminares apontam carência de cursos nos eixos tecnológicos de informação e comunicação, gestão e negócios, licenciatura em matemática, meio ambiente, saúde e segurança.

“Se as metas do Ministério da Educação forem alcançadas teremos a primeira turma com 40 alunos em 2012, devendo encerrar 2014 com um total de 560 alunos”, estima o reitor João Batista.

O encontro que aconteceu no gabinete da reitoria, localizado no campus João Pessoa, reuniu também assessores dos dois lados. Com a visitante Dona Dida esteve o secretário de educação Fábio Rodrigues e o colaborador e articulador político João Batista. Pelo instituto participaram o reitor João Batista de Oliveira Silva e o pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques.

* Filipe Donner - Jornalista