Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Abertas inscrições para Cursos de Extensão do Nace
10/04/2012 às 11h41

Abertas inscrições para Cursos de Extensão do Nace

Ao todo são 259 vagas ofertadas, sendo 123 para aprendizagem de instrumentos e 136 para participar de grupos artísticos

O Núcleo de Artes, Cultura e Eventos (Nace), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abre inscrições para Cursos de Extensão na área de artes. Ao todo, são 259 vagas ofertadas, sendo 123 para aprendizagem de instrumentos e 136 para participação em grupos artísticos que já estão atuando.

Há vagas para os seguintes instrumentos: acordeom básico, dez vagas; bateria, dez vagas; clarinete, cinco vagas; contra-baixo acústico, três vagas; contrabaixo elétrico, três vagas; flauta transversal, quatro vagas; solfejo melódico 16 vagas; técnica vocal, 20 vagas; viola, quatro vagas; violão, 20 vagas, violino adulto, 24 vagas; violino infantil, dez vagas e violoncelo, duas vagas. A Coordenação do Nace esclarece que o ideal é o estudante levar o próprio instrumento, já que devido ao grande número de vagas não será possível ter instrumentos na quantidade suficiente. As turmas podem ser divididas entre crianças e adultos, dependendo da demanda.

Há também vagas para os grupos: Banda de música para o Certific, 30 vagas; Camerata, 23 vagas; Coral Luzia Simões Bartolinni, 30 vagas, Grupo Regional, dez vagas, Orquestra Sanfônica, dez vagas e Teatro, 10 vagas. Os critérios de seleção e mais informações sobre os cursos de extensão você confere acessando o edital, nesse link.

As inscrições são realizadas no NACE, no período de 10 a 17 de abril, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 18h. O candidato deve comparecer ao local de inscrição com os seguintes documentos: cópia de identidade (RG), cópia de comprovante de residência, foto 3x4 e formulário devidamente preenchido. O formulário está disponível em anexo ao edital. Para o caso da inscrição de menores, a documentação necessária é o RG do pai ou responsável, ficha de inscrição preenchida pelo mesmo, foto 3X4 do menor e cópia da certidão de nascimento.

Os cursos são ofertados nas seguintes categorias: curso livre, curso de extensão relacionado especialmente às artes e à cultura; curso de Iniciação, curso de extensão, geralmente de curta duração, que tem como objetivo divulgar um tema ou oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento; não exige pré-requisitos de escolarização anterior ou de experiência profissional; curso de atualização, curso de extensão que tem como objetivo dar continuidade aos conhecimentos ou experiências anteriormente adquiridos, reciclando ou ampliando conhecimentos, habilidades ou técnicas, em uma ou mais áreas; pode exigir ou não pré-requisitos de escolarização anterior ou de experiência profissional; profissional – curso de extensão, de natureza profissionalizante, que tem por objetivo atender a um setor específico do mercado de trabalho; compreende programas de qualificação profissional e pode ou não exigir pré-requisitos de escolaridade anterior ou de experiência profissional.

Saiba mais sobre as atividades do Nace e do seus grupos clicando nessa apresentação.

Iris Souto Maior – Jornalista da Reitoria/Ascom