Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Abertas inscrições para doutorado em Ciência, Tecnologia e Engenharia nos EUA
04/04/2011 às 13h30

Abertas inscrições para doutorado em Ciência, Tecnologia e Engenharia nos EUA

Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscrever.

Abertas inscrições para doutorado em Ciência, Tecnologia e Engenharia nos EUA

Oportunidade para doutorado nos EUA

Uma boa notícia para quem planeja estudar no exterior! Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para o Programa de Bolsa de Doutorado em Ciência e Tecnologia, um dos mais importantes programas do governo dos EUA, promovido pela Fulbright, Comissão para o Intercâmbio Educacional entre Estados Unidos e Brasil. A informação foi divulgada pela Coordenadora para Assuntos e Projetos Internacionais, Verônica Edmundson.

Estão sendo oferecidas um total de 40 bolsas de estudo nas melhores universidades norte-americanas. As três melhores candidaturas do Brasil serão selecionadas para concorrer a nível internacional às 40 vagas disponíveis. Para se inscrever os interessados devem ser formados nas áreas de ciência, tecnologia ou engenharia, possuindo excelente desempenho acadêmico e ter um perfil inovador.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

São requisitos para a candidatura:

• Ter cidadania brasileira
• Não possuir cidadania norte-americana
• Ter proficiência em inglês (mínimo 90–TOEFL Ibt, ou 580 TOEFL PBT, ou IELTS de 7.0)
• Ter concluído a graduação antes de agosto de 2012 em uma das áreas a seguir:
Agronomia (entomologia, biologia das plantas, patologia das plantas e ciências do solo);
Astrofísica e Ciências Planetárias;
Biologia;
Ciência dos Materiais;
Ciências da Informação;
Ciência da Computação;
Ciências Ambientais;
Engenharia (aeronáutica, ambiental, biomédica, aeroespacial, elétrica, química, civil, computação, mecânica, materiais, oceânica e petróleo);
Física;
Geologia/Terra e Ciências da Atmosfera;
Matemática;
Neurociências e Ciências Cognitivas e do Cérebro;
Oceanografia;
Química;
Saúde Coletiva (bioestatística e epidemiologia).

Os selecionados terão os seguintes benefícios:

• Bolsa de manutenção compatível com a localidade da universidade nos EUA (de US$1.160 a US$2.065), por 36 meses;
• Pagamento integral de anuidade e taxas escolares;
• Auxílio para aquisição de livros e equipamentos;
• Passagem de ida e volta;
• Seguro-saúde.

O bolsista poderá solicitar até US$10.000 para o financiamento de sua pesquisa, bem como para participação em congressos e seminários.

Antes de se candidatar é necessário ler atentamente as instruções para preenchimento do formulário on-line. A candidatura só será aceita após o preenchimento completo do formulário e envio de toda a documentação complementar.

O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais em todas as áreas do conhecimento. Até hoje, 3.000 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos e 2.700 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil.

Para mais informações, acesse o aqui o site da Fulbright, ou entre em contato com a Assessoria para Assuntos Internacionais do IFPB.

*Ascom com informações da Assessoria para Assuntos Internacionais do IFPB