Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Abertura do Experimenta leva estudantes de Design e profissionais à Casa Rosada
Ações do documento
05/11/2013 às 13h56

Abertura do Experimenta leva estudantes de Design e profissionais à Casa Rosada

— registrado em:

Durante cinco dias haverá palestras e workshops

A casa Rosada, um prédio histórico localizado no bairro de Jaguaribe e que pertence ao IFPB, abriu suas portas nesta segunda-feira (4) para sediar o Experimenta - Semana de Design da Paraíba. A construção que passou por uma ampla reforma foi a primeira sede própria da Escola de Aprendizes Artífices da Parahyba. Na época, a Casa Rosada oferecia cursos como o de alfaiataria e pode ser considerada como uma precursora do design de moda aqui no estado.

Um grande público, formado em sua maioria formado por estudantes de design e profissionais da área, lotou o auditório na abertura do evento. A mesa foi composta pelo Gestor da primeira semana de Design da Paraíba, Emmanuel Alessandro Diniz; reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva; Pró-Reitora de Extensão, Maria Edelcides Gondim; Gestor de Inovação do Sebrae, Francisco Ronaldo, que representou o Superintendente do Sebrae/Paraíba; Secretária de Comunicação do Estado, Estela Bezerra, que representou o governador Ricardo Coutinho; Diretor do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira; Diretor de Ensino do Campus Cabedelo, Edilson Ramos Machado; Diretor da Funetec, Valdeci Ramos dos Santos e Coordenadora do Programa de Design do Sebrae Nacional, Elsie Quintaes.

Em seu discurso o reitor João Batista falou da satisfação em resgatar o prédio histórico da Casa Rosada e disse que espera dias produtivos no encontro. “Parabenizo os organizadores pelo esforço e ousadia em realizar um evento dessa magnitude”.

O Gestor da primeira semana de Design da Paraíba, Emmanuel Alessandro Diniz, disse que a expectativa é de que esta edição do Experimenta seja um sucesso, e já faz planos para um encontro nacional que poderá acontecer na Paraíba. ”A Secretária de Comunicação Estela Bezerra anunciou hoje aqui que o governo do estado vai dar total apoio à realização do N Design em 2015 e que o Centro de Convenções será colocado a disposição “finalizou.

Em seguida houve palestra da arquiteta Sandra Moura que falou da influência da cultura popular nos trabalhos que realiza. Ela mostrou vários projetos de ambientes e como conseguiu introduzir elementos da cultura regional nestes espaços. “O designer tem que perceber que qualquer produto precisa ter valor agregado e isto vem através de um olhar diferenciado, o profissional tem que estar integrado em várias áreas” disse.

Para o Designer Eduardo Barroso o profissional precisa ter visão ampla para tentar resolver os problemas do cotidiano sem comprometer as gerações futuras. “Temos um grande campo de trabalho em várias áreas, eu defendo o design não como uma disciplina, mas como uma fórmula de solução de problemas, uma formula criativa, inovadora e responsável” disse.

A estudante do curso de Criação de Moda da Funetec, Maria Sandra da Silva, estava empolgada. “Está muito organizado o evento e espero aproveitar bastante“ disse. O Experimenta vai até o próximo dia 10 com workshops e palestras de profissionais de renome como o designer de moda Ronaldo Fraga e o designer de interiores Marcelo Rosenbaum, além de especialistas nas áreas de ilustração, design gráfico, quadrinhos, design industrial e de sustentabilidade. Confira aqui a relação dos palestrantes. Para outras informações acesse a página do evento no Facebook www.facebook.com/HYPERLINK "http://www.facebook.com/experimentapb"experimentapb

 

 

Abertura Experimenta 2013  Experimenta 2013 
Abertura Experimenta 2013   Abertura Experimenta 2013

Ascom do IFPB