Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Acervo histórico do IFPB está sendo restaurado
24/09/2012 às 10h51

Acervo histórico do IFPB está sendo restaurado

Peças e documentos da instituição vão integrar aparelho cultural na Reitoria

Acervo histórico do IFPB está sendo restaurado

Uma das peças que estão em exposição

“Uma instituição centenária não pode prescindir de um memorial de preservação da sua própria história”, a declaração é do reitor do Instituto Federal da Paraíba, professor João Batista de Oliveira Silva.

O reitor do IFPB prevê a instalação de um aparelho público aberto para visitação pública na Casa Rosada, local onde vai funcionar a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Há perspectiva do memorial oferecer mostra itinerante nos campi do IFPB, visando fortalecer a identidade institucional.

Para viabilizar o projeto, o pró-reitor Carlos Roberto de Almeida e a equipe da PRA deram início à restauração de quadros antigos, móveis e utensílios os quais se reportam a história centenária da educação profissional na Paraíba e em particular do Instituto Federal. “Estamos, também, garimpando conteúdos literários e documentos históricos para integrar o acerto do memorial do IFPB”,

Já foram restauradas peças que fizeram parte do cotidiano da instituição desde os tempos da Escola de Aprendizes e Artífices. Parte delas consta de um espelho com fundo em prata e outros utensílios pertinentes aos ambientes do Curso de Alfaiataria, a exemplo de um suporte para paletó.

O trabalho é minucioso e requer muito cuidado para manter a originalidade como afirma o pró-reitor Carlos Roberto que contou para esse trabalho específico com o marceneiro João Damásio da Silva, do Campus Cajazeiras.

Quem gosta, por exemplo, de apreciar objetos antigos vai poder matar sua curiosidade constatando um birô em madeira com gaveta, contendo espaço para tinteiro e caneta bico de pena utilizado em um passado remoto do IFPB.

“São inúmeros bens simbólicos os quais serão disponibilizados, em breve, para visitação pública no prédio da avenida João da Mata”, informou Carlos Roberto ao citar móveis recuperados tais como armário, balanças, cadeiras, bancadas, suporte para telefone, placas comemorativas e de formatura que lembram fatos pitorescos da história como a passagem da professora Luiza Simões Bartoline, no período de 1956 a 1970.

A Reitoria do IFPB tem novos desafios para os 103 anos de história do Instituto Federal da Paraíba. Ele está anunciando a incorporação ao memorial de peças da área de eletrônica potencializando aquele equipamento cultural.

O pró-reitor Carlos Roberto sugere às comunidades interna e externa que contribuam com a doação de peças, documentos ou equipamentos que possam agregar valor ao memorial. Ele disse que o professor Carlos Santa Cruz conta com um acervo que lembra fases singulares dos cursos de Eletrônica e Eletrotécnica.

“Fazemos parte de uma instituição que tem uma história rica e cheia de detalhes”, destaca o pró-reitor ao lembrar que nos anos 90, na gestão do professor Almiro de Sá Ferreira, a instituição deu um passo importante na consolidação de um memorial, mas acabou sendo desativado.

O Projeto, que agora passa a ser bandeira da reitoria, vai muito mais além da antiga proposta do memorial instalado no prédio da avenida João da Mata, onde funcionava uma mostra fixa e permanente. “Agora defendemos um Memorial aberto para visitação pública com perspectiva de uma exposição itinerante que possa ser deslocado para nossas unidades, testemunhando a nossa história e fomentando a cultura de um turismo pedagógico com fortes tendências nas áreas de educação, ciência e tecnologia”, finaliza o reitor João Batista de Oliveira Silva.

·         Por Filipe Donner – Coordenador de Comunicação Social da Reitoria

Peças do acervo memorial 1

Peças do acervo memorial 2
Peças do acervo memorial 3