Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Ações do IFPB junto à Universidade de Trás-Os-Montes fortalecem Projetos Integrados de Pesquisa
Ações do documento
21/12/2012 às 12h00

Ações do IFPB junto à Universidade de Trás-Os-Montes fortalecem Projetos Integrados de Pesquisa

— registrado em:

O relatório das atividades desenvolvidas durante a visita foi apresentado à Reitoria

Ações do IFPB junto à Universidade de Trás-Os-Montes fortalecem Projetos Integrados de Pesquisa

Professor Arilde Alves iniciou a apresentação do relatório à Reitoria

A recente missão internacional envolvendo professores do IFPB na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD, Vila Real, Portugal) abriu uma frente de trabalho integrada com os objetivos institucionais de fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão. Por meio de recursos descentralizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e do suporte da Assessoria de Assuntos Internacionais e da Direção Geral dos campi de João Pessoa e Sousa, foram alcançados resultados significativos em dezenove dias de ações em Portugal.

O relatório final das atividades foi apresentado ao Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, nesta quinta-feira (21), juntamente com três memorandos de entendimento com os centros de investigação da universidade portuguesa, que foram prontamente assinados pelo Reitor. Os documentos têm por objetivo definir as áreas estratégicas de cooperação com o Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Centro de Matemática e Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD). 

Segundo o professor Alexandre D’Andrea, Coordenador responsável pelo Plano de Implementação do Programa de Ações de Cooperação Técnica e Mobilidade Acadêmica entre o IFPB e a UTAD, e a professora Verônica Edmundson, Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, os resultados alcançados na capacitação em Portugal, concebida no âmbito das linhas dos Grupos de Pesquisa do IFPB nas áreas de Meio Ambiente e Agroecologia, atingiram integralmente as duas metas envolvidas: a) promover a atualização tecnológica de 10 servidores do IFPB por meio de curso ministrado na UTAD; b) promover a transferência de tecnologia entre pesquisadores do IFPB e da UTAD por meio da integração técnica e científica, em visitas dirigidas às áreas de investigação da UTAD.

Como resultado direto desse trabalho, estão sendo desenvolvidos diversos projetos de pesquisa e investigação em conjunto com pesquisadores da UTAD, contemplando estudos nas áreas de variabilidade climática e impactos ambientais, stresses ambientais, aplicação de microrganismos em biotecnologia e ciclagem de nutrientes, metodologias de imageamento aplicadas a modelos agroflorestais, metodologias de analises de imagens hiperspectrais e metodologias de medição da emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Além disso, durante a estadia dos professores em Vila Real, foram apresentados dois trabalhos aprovados no XVIII Encontro Luso-Galego de Química na UTAD, ocorrido de 28 a 30 de novembro, de autoria de alguns professores participantes da missão internacional e de seus alunos orientados: 

1) Determinação de fitoestrógenos em afluentes e efluentes da estação de tratamento de esgoto de Mangabeira, João Pessoa, Paraíba, Brasil, de autoria de Jeremias J. Leite; Antonio C. de Sousa; Mariana C. de Andrade; Edilene D. T. Moreira; Anderson S. G. Pereira e Mário C. Ugulino de Araújo, e 

2) Avaliação da qualidade da água do lago das cinco fontes, parque Arruda Câmara, João Pessoa, Paraíba Brasil, de autoria de Luanny D. de Brito, Juliana C. Bezerra Campos, Eugênio Pacelli F. Leite, Antonio C. de Sousa, Alexandre F. D'Andrea e Mariana Carneiro de Andrade. 

O próximo passo, segundo Alexandre D’Andrea, será promover a participação sistemática de alunos do IFPB em períodos de curta duração em Portugal, envolvendo a atuação de professores da UTAD em ações de co-orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso e o treinamento na operação de equipamentos utilizados em pesquisa. Além disso, também é necessário incluir no programa a participação de servidores técnico-administrativos nas ações de mobilidade, em especial aqueles envolvidos nas determinações analíticas em laboratórios do instituto relacionados com experimentos de pesquisa, a fim de que possam se qualificar e buscar excelência em sua área de atuação.  

viagem a UTAD viagem a utad 2 viagem a utad 3
 No Laboratório de Fisiologia Vegetal, com professor José Moutinho Pereira Em experimento de avaliação da emissão de gases de efeito estufa, com professor Henrique Trindade Museu de Geologia da UTAD
 viagem a utad 4  viagem a utad 5  
 No Laboratório de Fertilidade do Solo, com professor João Coutinho  Reunião de trabalho com professores Eduardo Rosa e Henrique Trindade, respectivamente Diretor e Pesquisador Integrado do CITAB (Centre for the Research and Technology of Agro-environmental and Biological Sciences).   
 
 
*Patrícia Nogueira com informações do professor Alexandre D'Andrea