Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Alunos do IFPB são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
26/11/2010 às 10h35

Alunos do IFPB são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos do IFPB são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Cartaz oficial da Obmep 2010

Os alunos do IFPB tiveram ótima participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dois estudantes conseguiram medalha de prata, três alunos conquistaram a de bronze e outros 13 obtiveram menção honrosa. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba participa das provas no Nível 3, direcionada ao Ensino Médio. O professor Ambrosio Elias Araujo Pontes, do Campus João Pessoa do IFPB também será um dos homenageados, com uma placa e coleção de livros.

A medalha de prata foi conquistada por Camila Paulino Marques do Campus Campina Grande e Lucas Araujo Santos, de João Pessoa. As medalhas de bronze ficaram com o aluno Matheus de Araujo Cavalcante, de Campina Grande, e as alunas Nathalia de Morais Dias Campos e Ariane Marina de A. Teixeira, do Campus João Pessoa.

Na menção honrosa, são homenageados os alunos do Campus de Cajazeiras: Davi Ferreira Leite, Daniel Lira de Lima, Antonio Ferreira Junior e Vinicius da Silva Ribeiro. Além dos alunos do Campus da Capital: Diego da Silva Amorim, Rafael de Souza Mendonça, Fernanda Carneiro da Cunha Barros, Kelson Gomes Santana, Jose Anderson Silva dos Santos, Micael Andrade Souza e Gabriel Rodrigues Macedo A Silva. Bem os como de Campina Grande: Luan Ferreira dos Reis, Bruno Kelvin Custodio Matias e Matheus Rodrigues Marques de Lima.

Os alunos do IFPB devem participar de uma cerimônia na instituição para receber as medalhas, como acontece a cada ano, já que é tradição a positiva participação dos alunos. Em todo o país, mais de 19 milhões de estudantes participaram dessa edição da Olimpíada. No IFPB, 80 alunos tinham se classificado para essa última etapa e aguardavam o resultado. Em Campus Campina Grande, foram 30 alunos selecionados, em João Pessoa, foram 20 alunos, em Cajazeiras foram 15, em Sousa também foram 15. No Brasil inteiro, a Obmep vai distribuir 502 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.802 de bronze. Outros 30.041 alunos receberão menção honrosa.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, promotor da competição em parceria com o Ministério da Educação, divulgou o resultado nessa quinta-feira. A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A lista dos nomes pode ser vista no site http://premiacao.obmep.org.br/2010/mapa_premiacao_content.htm

Os medalhistas e os que recebem menção honrosa têm direito a participar do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr), tendo aulas de Matemática durante 12 meses com grandes nomes da área e conteúdo diferenciado. Eles podem receber uma bolsa do CNPq se continuarem estudando em escola pública no ano de 2011 e primeiro trimestre de 2012 e participando regularmente do PIC.

De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, 130 mil professores trabalharam este ano como voluntários na aplicação das provas e 44,7 mil escolas públicas cederam espaço para receber os alunos. Os 3.204 medalhistas provêm de 939 municípios e 82 estudam em escolas públicas rurais. Entre os ganhadores de medalhas, 16 são tetracampeões e cinco, pentacampeões. A Olimpíada é realizada desde 2005.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB