Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Ariano Suassuna prestigia no IFPB lançamento de documentário em sua homenagem
18/04/2013 às 08h58

Ariano Suassuna prestigia no IFPB lançamento de documentário em sua homenagem

Filme traz depoimentos de familiares e amigos.

O Campus João Pessoa do IFPB recebeu nesta quarta-feira (17) uma visita ilustre. O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna - 85 anos - foi o convidado de honra durante a exibição de um documentário produzido em sua homenagem.

Ele chegou acompanhado da mulher Zélia Suassuna e foi bastante aplaudido no auditório José Marques do IFPB, onde aguardava uma plateia formada por familiares do escritor, estudantes e funcionários do Instituto Federal.

O filme “Ariano: Suassunas” tem roteiro e direção do professor do IFPB, Cláudio Marzo, formado em Engenharia Elétrica e doutorando em Linguística pela UFPB. A produção levou cerca de dois anos para ser concluída e teve o apoio técnico da TV IFPB. A edição foi de Thiago Andrade e a direção de fotografia de João Carlos Beltrão.

O documentário mostra em 130 minutos, depoimentos de familiares de Ariano Suassuna, relatos que ilustram a trajetória da vida do escritor com os pais, irmãos e amigos. As gravações foram feitas em locais como a Fazenda Carnaúba em Taperoá, Sítio Acauã, Museu Brennand no Recife e em João Pessoa.

O diretor Cláudio Marzo explicou que o longa-metragem faz parte do que ele chamou de “Tetralogia Ariano”, uma série de quatro filmes sobre o universo do escritor paraibano. “Agradeço a família de Ariano pela realização desse trabalho, aos parceiros, ao Reitor João Batista e ao Pró-Reitor Paulo de Tarso que abraçaram este projeto” disse.

Cláudio já produziu em 2007 o filme “Ariano Suassuna: Cabra de Coração e Arte ou O Cavaleiro da Alegre Figura” e em 2009 durante as comemorações do centenário do IFPB produziu “Ariano Impressões”. O próximo trabalho do diretor terá como tema o Movimento Armorial, uma iniciativa artística de Ariano Suassuna com o objetivo de valorizar a cultura popular do Nordeste.

Ariano Suassuna assistiu ao documentário segurando a mão da mulher Zélia e segundo ele foram momentos de muita emoção. “Eu achei muito bonito, nunca pensei que o Cláudio fizesse uma coisa tão ampla e profunda, sem falar comigo. Foi uma surpresa, eu fiquei muito emocionado, chorei várias vezes durante a exibição” disse.

Para Natércia Suassuna, prima do homenageado, é sempre uma alegria falar de Ariano. “Eu que convivo com ele desde a infância, é motivo de orgulho para todos nós” afirmou.

O coordenador de Produção Audiovisual do IFPB, Humberto Borges Vasconcelos, enalteceu o trabalho da equipe e disse que o projeto foi um momento importante para a TV IFPB.  O reitor João Batista disse que aquele momento vai ficar registrado nos anais da história do Instituto Federal. “Ariano Suassuna é o homem do século da nossa literatura, porque sua obra é eterna” concluiu.

Ao final da solenidade Ariano Suassuna posou para fotos e autografou livros de sua autoria. Foi uma tarde marcada pela descontração, emoção e muitos abraços.

Documentário Ariano 1  Documentário Ariano 2  Documentário Ariano 3  Documentário Ariano 4
Documentário Ariano 5  Documentário Ariano 6   Documentário Ariano 7 Documentário Ariano 8

Fotos: colaborador Rafael Douglas

Ascom do IFPB