Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Assessoria internacional emite orientações para os estudantes concorrentes do Programa Ciência Sem Fronteiras
11/06/2012 às 08h52

Veja aqui os procedimentos que devem ser adotados para os estudantes que tiveram seus nomes homologados no programa.

A Coordenação do Programa Ciência Sem Fronteiras do IFPB, através do professor José Lins Neto, homologou a inscrição de 35 alunos que se inscreveram no Edital Interno, sendo 22 para Portugal, 9 para Espanha e 4 para o Canadá.

Estes alunos, ao receber o comunicado de seleção pelo CNPq, devem avisar ao Coordenador do CsF no IFPB, através do e-mail cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br, a data de recebimento da carta aceite.

Após receber a carta aceite, o aluno deverá procurar o Coordenador do seu curso para junto com ele elaborar o plano de estudos – modelo disponível na página do CSF.

Após o recebimento da carta aceite, o aluno deverá providenciar o visto, levando o passaporte válido e a carta aceite até o Consulado mais próximo.

Todas as dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras deverão ser retiradas via email com o Coordenador do Programa no IFPB, pois ele é único interlocutor junto a CAPES e ao CNPq.

Abertura de Edital interno, inscrições, documentação, dúvidas relacionadas a seleção das agências, é com o Coordenador.

Quanto ao Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria Internacional do IFPB – ARINTER – orientará os alunos quanto aos exames de proficiência, prestará informações das universidades com as quais o IFPB tem Convênio (em Portugal: Universidade do Porto, UTAD e Minho/ e no Canadá: MoU com o College Langara e o Cégepe Du Vieux Montreal), fará contato com universidades no estrangeiro quando necessário, promoverá o fortalecimento do ensino, orientará o aluno para retirada de passaporte e visto, e a vida no exterior.

A Assessora Internacional do IFPB aconselha os alunos mais uma vez a realizarem os exames de proficiência, para quando os editais saírem, eles terem os exames em mãos. As datas dos exames são marcadas previamente, e nem sempre quando abrir um Edital terá turmas em aberto para a realização dos exames.

O Conselho Britânico até março de 2013 estará disponibilizando até cinco bolsas para a realização do exame IELTS, para alunos carentes. Porém, o aluno antes, deverá ser submetido a um teste de nivelamento que custará dez reais. Este teste será disponibilizado a partir de agosto de 2012.

TESTES DE PROFICIÊNCIA:

Para este ano de 2012, já se sabe locais e datas dos exames. Porém, fique atento à data da inscrição que é bem antes do dia da prova.

IELTS – locais e datas –  mais informações no site:

Local mais próximo: Recife: a Cultura Inglesa estará realizando provas nas seguintes datas: 26 de maio; 30 de junho, 25 de agosto e 27 de outubro.

É possível o aluno fazer um teste de nivelamento, por um custo de R$10,00 (dez reais) pra saber se ele tem condições de passar no exame.

TOEFL: mais informações no site: http://www.ets.org/toefl
Recife: datas: 15 de junho; 04 e 17 de agosto.
Natal: 25 e 26 de maio; 08, 15 e 23 de junho; 06 e 28 de julho; 04, 17 e 25 de agosto.

B2 – Aliança Francesa mais informações no site: http://www.afjoaopessoa.com.br/spip.php?article1
Data das inscrições pra as próximas provas em João Pessoa:
01 de junho (inscrições encerradas); 10 de agosto, 14 de setembro, 19 de outubro, 23 de novembro.

* Ascom do IFPB com informações da professora Verônica Edmundson