Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Resolução cria oficialmente o Campus Avançado de Guarabira
Ações do documento
19/07/2011 às 10h47

Resolução cria oficialmente o Campus Avançado de Guarabira

— registrado em:

O documento foi assinado pelo reitor João Batista de Oliveira Silva e pela prefeita de Guarabira Fátima Paulino

Resolução cria oficialmente o Campus Avançado de Guarabira

Prefeita Fátima Paulino exibe a resolução nº 52 que torna oficial a criação do Núcleo Avançado de Guarabira

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva e a Prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, assinaram na manhã dessa terça-feira, dia 19,  Termo de Cooperação para o funcionamento dos cursos da instituição no município. A medida já resultou na elaboração da  Resolução nº 52 pelo reitor João Batista, que cria o Campus Avançado do IFPB em Guarabira. Com este ato conclui-se os trâmites legais para a criação do Campus Avançado de Guarabira. A nova unidade do IFPB é vinculada ao Campus João Pessoa, e neste momento inicial, irá funcionar com a cooperação entre Prefeitura Municipal de Guarabira e o IFPB.

Segundo o reitor João Batista, a contrapartida da prefeitura é muito importante para a viabilização da imediata implantação do Campus avançado na cidade. “A prefeitura oferece condições de funcionamento disponibilizando o espaço para o funcionamento do núcleo, custeando despesas com água, telefone, luz e internet bem como a disponibilização de técnico-administrativos. Já o Instituto faz a contratação dos professores e disponibiliza os equipamentos e todo o mobiliário necessário para o início das aulas”, afirma o professor.

Para a prefeita de Guarabira, “valeu a pena todo o esforço para chegar a este momento tão esperado”. Com a conquista, a prefeita pretende poder dar mais oportunidade aos jovens do município. “A gente faz de tudo, desde que dentro da legalidade, para proporcionar o crescimento da região e o desenvolvimento da população, sempre levando em consideração o orçamento do qual o município dispõe”, ressalta Fátima Paulino.

A implantação do Campus Guarabira contou com um estudo sociopolítico detalhado da cidade e região, que foi encaminhado pelo IFPB para o Governo do Estado da Paraíba e para o Ministério da Educação e Cultura (MEC), no qual os gestores se basearam para a escolha dos cursos que serão implantados. Além disso, o IFPB realizou também uma audiência pública, no dia 16 de junho, onde a população teve a oportunidade de opinar sobre a implantação dos cursos.

O Campus Avançado de Guarabira irá funcionar no antigo Colégio Paulo VI. A previsão é que as aulas comecem em setembro com o Curso Técnico Subsequente em Informática. No primeiro semestre de 2012, novos cursos serão implantados tanto no nível técnico quanto no nível superior.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a Instituição, dentro em breve o Campus Avançado de Guarabira será um dos nossos Campi e posteriormente estará atuando dentro da pesquisa e da extensão enriquecendo ainda mais a contribuição do IFPB na região”, destacou o pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques.

Estiveram presentes na solenidade o ex-governador Roberto Paulino, o deputado estadual Raniery Paulino, secretário de planejamento e coordenação geral Dr. Almir da Silva Carlos e o chefe de gabinete da prefeitura Heraldo Luís.

Resolução N° 52, de 19 de julho de 2011.

 

Texto - Iris Souto Maior – jornalista

Foto - Luzivan Silva – programador visual

 

Republicado com acréscimo de informações