Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Atividades de Extensão do IFPB são debatidas em reunião do Comitê
03/04/2012 às 13h04

Atividades de Extensão do IFPB são debatidas em reunião do Comitê

O recém-criado comitê está reunido durante os dias 3 e 4 para deliberar sobre temas ligados à extensão

Atividades de Extensão do IFPB são debatidas em reunião do Comitê

Assinatura do Termo de Posse

O Comitê de Extensão do IFPB foi instalado em solenidade realizada nesta terça-feira, dia 03. O órgão é presidido pela Pró-Reitora de Extensão, Edelcides Gondim e tem como membros os coordenadores de pesquisa e extensão dos campi.

O Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva esteve presente na solenidade e destacou a importância da extensão no âmbito do instituto: “A Extensão é a responsável pela relação dialógica entre os saberes acadêmicos e populares. Já é tempo de ampliarmos e sistematizarmos as atividades, promovendo ações mais ousadas no que diz respeito ao trabalho com a comunidade”. O Reitor João Batista ressaltou também os diversos projetos realizados não só na área tecnológica como na área social. “Nosso intuito é que o comitê seja um espaço de criatividade, de produtividade e que esteja cada vez mais próximo daqueles que mais precisam, que é a sociedade”, concluiu.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Edelcides Gondim, o Comitê de Extensão veio num momento oportuno, uma vez que grandes programas estão em andamento, como é o caso do Pronatec e do Mulheres Mil. “Temos uma grande responsabilidade pela frente que é administrar esses dois grandes programas, bem como associar o ensino e a pesquisa à extensão, que são pilares indissociáveis.”, disse a professora Edelcides. O Comitê de Extensão do IFPB é pioneiro entre os demais Institutos Federais.

Durante os dias 03 e 04 a equipe estará reunida para debater as políticas de extensão do IFPB. Na manhã do dia 03 foi realizada uma apresentação do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ) e em seguida houve uma web conferência sobre o Programa Mulheres Mil. Há uma Chamada Pública para apresentação de propostas de adesão ao programa por parte dos campi ao Programa Mulheres Mil. Saiba mais sobre a Chamada Pública.

Haverá ainda discussões sobre o Pronatec, enfatizando a regulamentação e oferta dos cursos FIC e Técnico Concomitante pelo IFPB. Em seguida, a Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec) fará uma abordagem sobre a expansão das atividades no âmbito do Instituto. Já no dia 04, às 08h30min, será apresentada a identidade visual e a capa da revista de Extensão. Às 09h30min a TV IFPB fará uma apresentação. No final da manhã será dada uma palestra sobre Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários: proposta de expansão na rede multicampi do IFPB. Em seguida, o comitê se reunirá para tratar do financiamento da participação do IFPB no Fórum Mundial de EPT.
Por fim, serão debatidos os editais do Proext – MEC, da Revista de Extensão, do Concurso Literário e do projeto Olhares do IFPB.

O Comitê de Extensão do IFPB é um órgão consultivo e propositivo que tem como objetivo auxiliar a Proext na definição e implantação de diretrizes gerais para a política de extensão do IFPB, em consonância com as orientações e decisões do Fórum de Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acesse aqui a resolução do Conselho Superior que cria o Comitê de Extensão.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB/ Reitoria / Ascom

*Fotos: Petrônio Lins - Técnico em Audiovisual