Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Audiência em Mangabeira mobiliza comunidade e parlamentares
05/03/2012 às 18h14

Audiência em Mangabeira mobiliza comunidade e parlamentares

Entidades estudantis receberam gestores do IFPB para discutir reivindicação de um Campus no bairro mais populoso da Capital

Audiência em Mangabeira mobiliza comunidade e parlamentares

Gestores do IFPB devem organizar nova audiência no campus de Jaguaribe

O bairro mais populoso da Capital paraibana encampa uma luta para figurar na expansão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os moradores de Mangabeira, através de líderes comunitários ligados a entidades estudantis, organizaram uma audiência pública na sexta-feira para discutir a implantação de um Campus do IFPB. O evento aconteceu na Escola Estadual Luiz Ramalho, com organização de Ely Carlos Aguiar e Jair Soares.

O pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Henriques, e o diretor-geral Campus João Pessoa, Joabson Nogueira, prestaram esclarecimentos sobre a instituição e convidaram os representantes e estudantes a uma nova audiência, no bairro de Jaguaribe, para conhecerem as instalações e saberem mais sobre os cursos. O professor Paulo explanou sobre a presença do IFPB no Estado, que hoje alcança 10 campi, e deve chegar a 15, nos próximos anos.

O assessor especial da Reitoria, Jimmy Lélis, que fez estudos sobre o perfil sócio-econômico nos futuros campi, também esteve presente à audiência. A equipe foi acompanhada da Comunicação Social e do Audiovisual. O professor Joabson Nogueira já cumprimentou a plateia como “futuros alunos do IFPB Mangabeira”. O diretor frisou que há necessidade de expansão em Jaguaribe e lembrou que os cursos do IFPB atuam sempre em sintonia com o mercado de trabalho. “Temos pretensão de abrir Unidade aqui em Mangabeira, mas precisamos de espaço físico e recursos”, destacou Joabson.

Os gestores fizeram esse alerta, principalmente, aos parlamentares. O deputado federal Luiz Couto aproveitou para informar a plateia sobre a expansão do ensino técnico federal que os Governos Lula e Dilma proporcionaram em todo o país, com a criação de novas unidades. Luiz Couto se comprometeu a incluir o IFPB entre suas futuras emendas. Ele permaneceu durante toda a audiência pública. O deputado federal Damião Feliciano, que já se reuniu com o reitor do IFPB, João Batista, para tratar do terreno para a construção em Mangabeira também reiterou o apoio. “Já há 7 milhões e 750 mil para construção do IFPB em Mangabeira”, declarou.

O deputado federal Wilson Santiago Filho também se fez presente e garantiu emendas para o IFPB em Mangabeira. Mesma atitude teve o deputado federal Efraim Filho e o deputado estadual Toinho do Sopão. Os vereadores Raoni Mendes e Geraldo Amorim também se comprometeram publicamente com a luta da comunidade da Zona Sul para trazer o ensino técnico federal.

Com declarações assim, a representante do DCE do IFPB, Josi Mendes, com bom humor, afirmou que os interessados já podem até marcar uma data de inauguração. “Vocês têm o compromisso de cobrar isso nas redes sociais. E é muito bom ser aluna do IFPB”, comentou a estudante. A líder estudantil secundarista Marília França também destacou que a ampliação do IFPB é determinante para aumentar as possibilidades de inclusão social. O líder da UNE na Paraíba, Damacieudo Dantas, também reiterou apoio na luta, assim como o vereador João Corujinha e outros diretores de escolas.

Caravanas de estudantes das escolas estaduais João Roberto Borges, Cônego Luiz Gonzaga e Santiago Rangel e da municipal Davi Trindade estiveram atentas durante todo o evento, assim como os alunos do Colégio da Polícia Militar. Representando os diretores das escolas, o capitão Elmer, diretor do Colégio da PM, destacou a contribuição que o IFPB pode trazer à juventude. “Como ex-aluno, sou suspeito para falar da qualidade da instituição”.

Compuseram a mesa de autoridades também, o representante do secretário de Educação do Estado, Alexandre Lemos, que frisou as parcerias com o IFPB e o da Cehap, Marcos Brasilino, que disse que há empenho em achar um terreno para o IFPB em Mangabeira.

ifpb mangabeira1ifpb mangabeira12ifpb mangabeira

ifpb mangabeira 123 ifpb mangabeira 134ifpb mangabeira 45