Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Audiência Pública discutirá implantação do IFPB em Guarabira
Ações do documento
13/06/2011 às 16h14

Audiência Pública discutirá implantação do IFPB em Guarabira

— registrado em:

Será na Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira, às 14h.

Audiência Pública discutirá implantação do IFPB em Guarabira

Colégio João VI

A comunidade de Guarabira terá a oportunidade de discutir a respeito da instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba na região, nessa quinta-feira, 16 de junho. A partir das 14h, na Câmara Municipal, começa a ser realizada a Audiência Pública organizada pelo reitor do IFPB, Prof. João Batista de Oliveira Silva e pela Prefeita Maria de Fátima Paulino.

Clique aqui para acessar o convite.

Na semana passada, o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, e o assessor especial da Reitoria, Jimmy Lélis, estiveram em reunião com a secretária de Educação do Município, Michelline Paulino, para discutir o projeto de implantação. O IFPB fez um estudo sócio-econômico da região para nortear o processo de inclusão do município de Guarabira no Plano de Expansão III do Governo Federal para a criação de seis novos campi na Paraíba.

A secretária de Educação também visitou as instalações do Campus João Pessoa para conhecer a estrutura de funcionamento dos cursos técnicos e tecnológicos, os laboratórios e demais peculiaridades do ensino profissional. O Núcleo de Guarabira vai funcionar provisoriamente no antigo Colégio João VI. O prédio pertence à Diocese, mas foi alugado pela Prefeitura para abrigar as atividades pioneiras do IFPB.

Equipes dos setores de Engenharia do IFPB estiveram no município para observar as áreas oferecidas pela Prefeitura para a construção do prédio definitivo. Outras reuniões foram realizadas com a prefeita, os secretários, o ex-governador Roberto Paulino e outras lideranças políticas do Brejo para discutir o necessário apoio de infra-estrutura, funcionários e equipamentos para o início das aulas.

A proposta inicial do IFPB seria de um curso técnico subsequente (pós-médio) em Informática com 30 vagas. Há cerca de dois anos, existia um planejamento para a concretização de um Centro Vocacional Tecnológico. Com as mudanças na organização dos CVTs, a ideia evoluiu para um futuro Campus na cidade do Brejo. O início das nesse segundo semestre de 2011 é uma intenção dos dois gestores, mas depende ainda da contratação de professores e aquisição de equipamentos. O IFPB conta com nove campi, incluindo o de Sousa, onde há um Núcleo Avançado, no município de Aparecida.

 

A Audiência Pública será transmitida ao vivo através do site www.tvifpb.com, sob a responsabilidade da equipe do Audiovisual do IFPB.

 

texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

foto: Petronio Lins - técnico audiovisual do IFPB