Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Audiência Pública em Itaporanga encerra mais uma etapa na implantação dos novos campi
10/11/2011 às 11h52

As solenidades foram momentos de sugestão dos cursos que serão oferecidos nas novas unidades do IFPB.

A última audiência pública para a instalação dos novos campi do IFPB aconteceu ontem, dia 09 de novembro, em Itaporanga. Mais uma vez, a comunidade agiu de forma participativa, se fazendo presente na Primeira Igreja Batista para discutir os cursos que serão ofertados pelo futuro campus.

Como vinha sendo feito nas demais audiências, a equipe técnica do IFPB apresentou o Estudo de Viabilidade de Cursos, elaborado especificamente para Itaporanga e região do Vale do Piancó. A proposta de cursos para este campus incluiu oTécnico Integrado em Tecelagem, o Técnico Subsequente em Informática e o Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil. Os cursos foram sugeridos a partir da identificação dos seguimentos de serviços e de indústria como os mais viáveis para a região.

De acordo com o Professor Ridelson Farias, membro da equipe que elaborou o estudo, o que foi apresentado “foram dados de órgãos oficiais, e os cursos ofertados estão em consonância com os arranjos produtivos locais, arranjos esses que foram identificados aqui no local por visitas que fizemos, por representantes destes setores com quem nós conversamos e pelos dados consultados”.

Após a exposição do estudo, a comunidade pôde opinar e discutir os cursos propostos, além de sugerir outros que, segundo eles, também seriam necessários para a região. As alunas do Colégio Diocesano, em sua fala, defenderam que querem realizar seus sonhos com o IFPB e emocionaram a todos os presentes.

Os alunos, por sinal, também compareceram massivamente à audiência, todos destacando o mesmo desejo expresso pelo Presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas, José Antunes Herculano: “será uma grande vitória não só para o nosso presente, como também para o nosso futuro”.

O prefeito de Itaporanga, Djacy Brasileiro, comentou a expectativa do município com a chegada do campus do IFPB, que, segundo ele, é tão grande quanto a alegria de poder ter uma instituição que ofereça ensino de qualidade, a nível superior. “Os alunos de Itaporanga têm que se deslocar hoje para cidades vizinhas, a fim de ter acesso a cursos de nível superior, inclusive em faculdades particulares. Com a vinda do IFPB, todo o vale do Piancó terá acesso a ensino gratuito, o que virá contribuir ainda mais para o crescimento da nossa região”, defendeu.

Como gestoresdo IFPB, estiveram na solenidade o Reitor Prof. João Batista de Oliveira, o Prof. José Lins, representando a Pró-Reitoria de Ensino, a Prof. Márcia de Oliveira, Coordenadora da Compec e o Prof. Ridelson Farias. Este último, nascido em Itaporanga, fez um balanço sobre a última audiência pública: “É gratificante encerrar esta etapa de audiências na minha cidade natal, por poder chegar aqui, junto com a equipe do IFPB, com esta boa nova que é a instalação do Instituto e a propositura de cursos que vão trazer desenvolvimento para a região”, declarou Ridelson.

Texto: Patrícia Lins – Jornalista do IFPB

Fotos: Petrônio Lins – Técnico em Audiovisual do IFPB