Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Aula inaugural do Programa Mulheres Mil acontece na Grande João Pessoa
25/04/2012 às 10h08

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil acontece na Grande João Pessoa

Reitor diz que anseia ver alunas explorando potencialidades da Instituição

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil acontece na Grande João Pessoa

Reitor João Batista de Oliveira Silva

Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 24, a aula inaugural do Programa Mulheres Mil do Campus João Pessoa e do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima – CPRMN. O conteúdo da aula foi ministrado pelo reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva. Ele focou a importância do Programa para construção da cidadania de muitas mulheres no país e em particular na Paraíba.
Ele ressaltou ainda que a política de ensino do IFPB não é de embalar o sonho dos seus alunos com promessas vãs. “Na prática, nós ansiamos que vocês aproveitarem ao máximo tudo o que a escola tem a lhes oferecer, que vai além do ensino e do convívio social”, sugeriu o reitor ao estimular que as novas estudantes do Programa Mulheres Mil se sintam acolhidas pela comunidade acadêmica como alunas regulares do Instituto Federal da Paraíba.De acordo com a fala do reitor, o Instituto Federal da Paraíba conta, atualmente, com 400 mulheres matriculadas nesta modalidade de ensino no IFPB.
“Mais 300 senhoras devem ingressar no Programa Mulheres Mil no próximo ano por meio dos Campi Sousa, Patos e Cajazeiras”, estimou o professor João Batista ao falar das perspectivas para 2013.

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil

mulheres mil auditorio

Leia mais sobre a programação

A exposição do reitor foi antecedida por uma programação especial, partindo das boas vindas aos convidados, um prelúdio musical com o Coral Viver Bem do IFPB, sob a regência da profa Marinalva Firmino, o repertório e o desempenho do grupo encantou a platéia.
A mesa foi composta pelo reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva; o pró-reitor de ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques; a pró-Reitora de extensão, Edelcides Gondim de Vasconcelos; a diretora de Ensino, Joseli Silva, representando o diretor geral do Campus João Pessoa; a diretora do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima - CRPMN, Margareth Rocha;  a Gestora Estadual do Programa Mulheres Mil na Paraíba, Sandra Cristina Santos Alves; e a ex-aluna do então Projeto Piloto Mulheres Mil, Dona Creuza.
A Gerente Estadual, Sandra Alves, iniciou os pronunciamentos falando da alegria de estar iniciando mais uma turma do Programa na Paraíba. Definiu o Programa como desafiador ao buscar a meta de 100 mil mulheres qualificadas profissionalmente até 2014, em todo país. “Vale a pena destacar, neste momento, a importância para as mulheres, em um sentido mais amplo, ao possibilitar a discussão de vários temas relacionados à cidadania, aos direitos sociais, questões de gênero, dentre outros”, disse Sandra ao finalizar desejando que as expectativas das alunas do programa no Campus João Pessoa, sejam atendidas.
A diretora do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima – CRPNM, Margareth Rocha fez pronunciamento agradecendo a oportunidade de ter o CRPMN inserido no Programa Mulheres Mil e considerando a iniciativa como relevante à comunidade. Ela Apresentou sua equipe e agradeceu a todos fazendo referência a Assistente Social Ionara Amâncio Nóbrega.
A diretora de ensino Joseli Maria da Silva deu as boas vindas às mulheres e colocou o Campus à disposição do Programa para que o curso possa fluir naturalmente.
Seguindo a programação foi apresentada a equipe executiva do Campus João Pessoa e lida a oração do Cuidador se Idosos pela professora Eudna Araújo (Baby). Ionara Amâncio apresentou a equipe do CRPNM e leu a oração do pescador.
Logo em seguida a mesa foi desfeita e houve apresentação do Monólogo Mulherão pela professora Palmira Palhano que arrancou aplausos da platéia.
O cerimonial agendou para o final do evento a exibição da personagem fictícia e irreverente Creuza. A atriz performática é professora e vice-coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus João Pessoa. De forma lúdica a professora de artes Olga Maria do Nascimento Cabral mostrou ao público a importância do Mulheres Mil e apontou o quanto esta iniciativa social pode contribuir para modificar a vida das mulheres alcançadas pelo Programa.

Filipe Donner – Jornalista da Ascom/Reitoria