Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Aulas de Logística Portuária e Segurança no Meio Portuário já começaram
16/04/2012 às 19h05

Aulas de Logística Portuária e Segurança no Meio Portuário já começaram

Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima iniciou os cursos realizados em parceria com a Cia Docas

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) iniciou, nessa segunda-feira, 16 de abril, os dois cursos oferecidos em parceria com a Cia Docas nas áreas de Logística Portuária e Segurança no Meio Portuário. A solenidade de início dos cursos foi realizada no auditório da Cia Docas da Paraíba, empresa que administra o Porto de Cabedelo. Foram ofertadas 50 vagas para a comunidade portuária, incluindo colaboradores da Cia Docas da Paraíba, organismos de fiscalização e apoio e operadores portuários.

Estavam presentes na solenidade, a Diretora de implantação do CRPNM, Margareth Rocha, o vice-presidente da Cia Docas da Paraíba, Antônio Ricardo de Andrade, representando o presidente Wilbur Jácome, o Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias, o professor de Logística Portuária, Paulo Galvão, a professora de Segurança no Meio Portuário, Taline Cabral. Na ocasião, os representantes do IFPB e da Cia Docas agradeceram a parceria da Marinha do Brasil, através do Capitão dos Portos da Paraíba, comandante Victor Jerônimo Buarque de Paula, pelo apoio logístico para a realização dos cursos.

O próprio vice-presidente da Cia Docas, Antônio Ricardo de Andrade, é aluno do Curso de Logística Portuária, que considera um marco importante para a parceria entre as duas instituições. Para ele, o curso promoverá ampla troca de experiências entre a visão acadêmica e a prática da comunidade portuária, preparando os colaboradores portuários para novas etapas de trabalho decorrentes das ações de revitalização do Porto de Cabedelo. “A nossa preocupação é trazer esses profissionais qualificados pelo IFPB para o porto, sem a necessidade de importar profissionais de outros estados”, destacou.

Já a professora Margareth ressaltou a importância da qualificação profissional na área portuária, uma vez que 95% das cargas destinadas e procedentes do exterior passa pelos portos brasileiros. A diretora do CRPNM destacou que a movimentação portuária no Brasil representa 11% do Produto Interno Bruto. Ela adiantou que para o próximo semestre está sendo programado o curso de Meio Ambiente na Área Portuária.

O Curso de Logística Portuária tem por objetivo estudar a cadeia de suprimentos em suas áreas técnico e gerencial, no contexto a atual, em que o poder público e a iniciativa privada se associam em uma autoridade portuária, como um elo entre as necessidades das empresas industriais e distribuidoras de bens para o consumo. O Curso de Segurança no Meio Portuário tem por objetivo preparar pessoas para atuação na área de segurança do trabalho nas atividades portuárias, visando a valorização do trabalhador portuário, através da prevenção dos riscos de acidente do trabalho e doenças ocupacionais.

O Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo ressaltou a importância das ações do CRPNM em benefício do município e nas áreas de entorno. Walber Farias lembrou que o Centro de Referência veio para ocupar um papel regional e estimular parcerias até com outros países, evitando o êxodo para realizar cursos em outros estados. Os alunos expressaram a satisfação pela oportunidade de capacitação com boas expectativas na relação de ensino e aprendizagem.

Ascom do IFPB com colaboração do CRPNM e Secom-PB