Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Café da Manhã com Bancada Federal da Paraíba
28/06/2011 às 08h28

Café da Manhã com Bancada Federal da Paraíba

Reitor recebeu telefonema do senador Vital do Rego (PMDB-PB) confirmando evento para o próximo dia 06.

Café da Manhã com Bancada Federal da Paraíba

A reunião com os parlamentares será dia 06 de julho

Com o intuito de apresentar o Plano de expansão do Instituto Federal da Paraíba, o reitor João Batista de Oliveira Silva atende convite da bancada federal para um café da manhã, no próximo dia 06, em Brasília.

A articulação do encontro é do senador Vital do Rego (PMDB-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e do deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB).

Participam do evento 15 parlamentares paraibanos, sendo três senadores e 12 deputados federais; além dos prefeitos dos municípios onde estão instalados os campi do IFPB e os respectivos diretores-gerais das unidades.

A pauta do evento também consta de diversos assuntos relacionados ao passado, a história recente da instituição e, principalmente, sobre o futuro do Instituto Federal da Paraíba.

O reitor do IFPB cumpre segundo mandato e quer até 2014 consolidar o ousado plano de expansão iniciado na primeira gestão de instalar o maior número possível de campus em todas as regiões do Estado.

“Este trabalho não depende só do reitor, mas de uma série de ações conjuntas que a Instituição tem que fazer em termos de educação técnica e profissional na Paraíba”, disse João Batista.

Só este ano o reitor do IFPB tem percorrido vários municípios no estado e realizado constantes viagens a Brasília com o intuito de aproximar lideranças políticas em prol dos interesses da Instituição. Recentemente ele recebeu a visita do senador Cícero Lucena(PSDB-PB) que articula parceria da casa com a Foxconn do Brasil.

A agenda política do reitor não vem dando trégua para um descanso. Nos últimos dois meses ele visitou o governador, prefeitos e peregrinou pelo legislativo onde entregou aos parlamentares paraibanos da bancada federal um extrato da vida institucional.

Agora, João Batista retorna ao Congresso Nacional para esse café da manhã acompanhado de seus auxiliares para fazer coro e apresentar com mais profundidade as reais necessidades do IFPB.

“Estamos presentes em nove municípios com estrutura de campus e queremos ampliar este universo de unidades nos próximos 12 meses”, afirmou.

“Estes novos tempos demandam para a equipe gestora do IFPB alguns cuidados e encaminhamentos de grande responsabilidade para os destinos desta casa de ensino”, acrescenta o reitor ao ressaltar que nem só de recursos do MEC sobrevive uma Instituição de Ensino.

Desde que assumiu o comando do IFPB, João Batista vem empreendendo uma nova visão institucional. Ele tem pregado ecumenismo, união e agora fala em pacto local pela educação técnica e profissional no Estado.

O reitor prognostica que o crescimento do Instituto da Paraíba é um mundo sem retorno com novidades nos campos do ensino, pesquisa e extensão. Ele já fala com convicção de que em curto tempo é possível levar unidades do IFPB para municípios como Santa Rita, Itabaiana, Esperança, Catolé do Rocha e Itaporanga, assim como vem acontecendo em Guarabira. Para implantar campus nestas localidades serão necessários um aporte de R$ 60 milhões.

“Isto significa que precisamos de mais aproximação dos poderes públicos para podermos chegar com mais intensidade em todos os recantos da Paraíba”, acrescenta o reitor João Batista ao lembrar que a presidente Dilma Rousseff lançou, recentemente, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) e o novo Financiamento Estudantil(FIES). “Não podemos mais atuar isoladamente. Precisamos influenciar prefeitos, governador e parlamentares para que todos trilhem o mesmo caminho visando a melhoria da educação técnica e profissional no Estado”, finaliza.

* Por Filipe Donner - Jornalista