Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Calendário do PSCT 2013 é suspenso para adequação à nova lei de cotas
Ações do documento
07/11/2012 às 18h38

Calendário do PSCT 2013 é suspenso para adequação à nova lei de cotas

— registrado em:

Um novo edital com reabertura das inscrições deve ser lançado até a próxima semana quando os já inscritos poderão alterar suas opções de cursos

Calendário do PSCT 2013 é suspenso para adequação à nova lei de cotas

São 3.174 vagas em 61 cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou nota suspendendo o calendário relativo ao Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) tanto da modalidade presencial quanto no ensino a distância. O motivo é a necessidade de se adequar à nova lei de cotas publicada pelo Governo Federal após o período de inscrições. Clique aqui para ter acesso à nota assinada pelo reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, disponibilizada no link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), organizadora do PSCT 2013.  

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, as inscrições devem ser reabertas, possibilitando que as pessoas beneficiadas pelas políticas de inclusão das cotas possam concorrer às vagas. Assim sendo, as datas inicialmente programadas de divulgação de inscritos e locais de prova também não estão mais valendo. A decisão do IFPB segue as orientações da Advocacia Geral da União.

O professor Paulo de Tarso esclareceu que os candidatos já inscritos também poderão fazer alterações nas suas opções de cursos, podendo ser contemplados da forma mais adequada pelas políticas afirmativas. “Um novo edital deve ser divulgado na próxima semana com as novas decisões e datas. O dia da prova também deve ser alterado, provavelmente para a segunda quinzena de dezembro”, adiantou o pró-reitor.

O IFPB já adota políticas de inclusão de 5% das pessoas com deficiência em todos os seus cursos. Também já reservava 50% das vagas do Ensino Técnico Integrado ao Médio para estudantes oriundos da rede pública e até bolsistas integrais. No curso técnico subseqüente a distância, foram reservadas, inicialmente, 70% das vagas para alunos da rede pública estadual. Há ainda os critérios de inclusão para 20% das pessoas acampadas da reforma agrária.

A novidade será a inclusão de políticas afirmativas com critérios raciais, que devem atender à porcentagem que o IBGE aferiu na Paraíba para os pretos, pardos e indígenas, em suas últimas pesquisas populacionais. Esses critérios já estão sendo adotados na inscrição aberta para o ensino superior, no curso de Educação a Distância do Bacharelado em Administração Pública.

Para o PSCT 2013, o IFPB disponibilizou 3.174 vagas em 61 cursos distribuídos nos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Cabedelo e Guarabira. A oportunidade é nos cursos de Segurança do Trabalho, Secretariado, Contabilidade, Geologia, Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária e Agroindústria.

 

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França – programador visual do IFPB