Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Núcleo Avançado de Guarabira pode começar a funcionar no segundo semestre
09/06/2011 às 10h57

Núcleo Avançado de Guarabira pode começar a funcionar no segundo semestre

O IFPB pretende iniciar as atividades na cidade no segundo semestre. Inicialmente, as aulas vão acontecer no Colégio João VI

Núcleo Avançado de Guarabira pode começar a funcionar no segundo semestre

A reunião contou com a presença da prefeita de Guarabira Fátima Paulino

O pró-reitor de ensino do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o assessor especial da reitoria Jimmy de Almeida Léllis, participaram nessa quarta-feira, dia 08, de uma reunião as autoridades do município de Guarabira para definir as ações que irão nortear a implantação do Núcleo Avançado do IFPB no município.

No encontro, os gestores do IFPB fizeram uma apresentação sobre a Instituição e o programa de expansão pelo qual o IFPB está passando, mostrou os cursos que podem ser ofertados pelos Institutos Federais e apresentou o estudo sócio-econômico de Guarabira e região, que foi encaminhado pelo IFPB para o Governo do Estado da Paraíba e para o Ministério da Educação e Cultura (MEC), no qual os gestores deverão se basear para a escolha dos cursos que serão implantados no campus avançado.

Professor Jimmy AlmeidaDiante da possibilidade do Núcleo Avançado do IFPB em Guarabira iniciar suas atividades ainda no segundo semestre de 2011, os gestores do IFPB e da prefeitura de Guarabira apressam o passo para que isso seja uma realidade.

“Temos possibilidade de implantar o Curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio  no mês de agosto ou em setembro. O possível atraso no semestre, caso comece em setembro, pode ser compensado com aulas aos sábados”, afirmou o pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques.

Os preparativos para a implantação do Núcleo Avançado de Guarabira estão em ritmo acelerado, nessa terça-feira, dia 07, a Secretária de Educação de Guarabira Michelline Paulino Pereira visitou as instalações da Reitoria do IFPB e do Campus João Pessoa, passando por diversos setores desde salas de aula aos modernos laboratórios.

“Com a visita a gente pode ter idéia de como realmente funciona o IFPB, a estrutura necessária para cada curso, e com isso podemos ter mais pé no chão na hora de solicitar um curso”, ressalta Michelline. A secretária destaca ainda o fato de os alunos do IFPB trabalharem a prática aliada ao ensino do conteúdo teórico o que melhora ainda mais as chances de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

O IFPB de Guarabira vai funcionar provisoriamente no antigo Colégio João Área interna do Colégio João VIVI. O prédio, que pertence a Diocese, foi alugado pela prefeitura Municipal para abrigar o IFPB enquanto a sede definitiva não fica pronta.

O terreno onde funcionará o IFPB de Guarabira ainda não foi definido. Segundo o professor Paulo de Tarso, o Instituto está aguardando as definições do MEC quanto aos requisitos do terreno. Tendo como base definições preliminares do MEC, alguns terrenos foram visitados, mas ainda não há uma decisão final.

O prazo para o início das aulas vai depender da reforma da Escola João VI e da contratação dos técnico-administrativos e professores.

Uma audiência pública está prevista para o dia 16 de junho. Na ocasião, a comunidade será consultada e terá oportunidade de dar sugestões sobre os cursos que serão implantados.

Os cursos que serão ofertados pelo IFPB devem atender as carências da região, levando em consideração o contexto sócio-econômico bem como sua viabilidade nessa fase inicial.

Texto - Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Fotos - Petrônio Lins - técnico em audiovisual