Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus Campina sedia encontro de gestoras do Mulheres Mil
10/09/2013 às 11h59

Campus Campina sedia encontro de gestoras do Mulheres Mil

O Programa oferta cursos nos dez campi do IFPB e atende cerca de 3000 cidadãs

O campus Campina recebeu nesta segunda-feira (09) as gestoras do Programa Mulheres Mil dos vários campi do Instituto Federal da Paraíba. O encontro foi presidido pela coordenadora institucional do Programa, Sandra Cristina Santos Alves, e teve como finalidades avaliar as atividades do Programa em cada unidade, definir o formato das apresentações no 2º Encontro de Extensão (Enex), que acontecerá de 24 a 27 de setembro em João Pessoa, e discutir detalhes da articulação do Programa com o Pronatec.

Nicácio recepciona as gestorasNa ocasião, o diretor-geral do campus Campina, Cícero Nicácio Lopes, deu as boas-vindas as gestoras dos campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Picuí, Patos e Guarabira, e destacou a relevante contribuição que o referido Programa tem dado às mulheres. “A importância de que se reveste o Mulheres Mil está no resgate da cidadania de mulheres que estão à margem da nossa sociedade, na minimização das desigualdades e na dignificação das vidas de nossas compatriotas”, afirmou.

O Mulheres Mil está presente nos 10 campi do IFPB e conta com 20 gestoras, duas por campus. Atualmente atende cerca de 3000 mulheres em condições de vulnerabilidade social, com os intuitos de elevar o grau de escolaridade e qualificar para o mercado de trabalho. De acordo com Sandra Alves, “o Programa tem de fato uma contribuição cidadã. Há estudos que já comprovam a mudança do papel da mulher na sociedade em decorrência da participação no Programa, uma vez que se abre nova perspectiva de vida tanto para ela quanto para o futuro de sua família”, pontuou.

Outro ponto ressaltado pela coordenadora foi a visibilidade alcançada pelo IFPB através do Programa. “Muitas cidades não conhecem o IFPB. Então, quando a mulher vem para o Instituto, ela já determina que toda a família estude lá, quer seja nos cursos técnicos, subsequentes, ou no Pronatec”.

Em Campina Grande, o Mulheres Mil atende 100 mulheres oriundas dos municípios de Queimadas, Lagoa Seca e Montadas com cursos de Confeiteiro e Cabeleireiro Assistente, em parceria com o Senai e Senac. De acordo com a gestora do Programa no campus Campina, Patrícia Galdino, “o êxito do Mulheres Mil, em Campina Grande, se deve ao empenho da equipe multidisciplinar bem como à ajuda dos institutos parceiros, que têm contribuído com a cessão de espaço físico e equipamentos relativos aos cursos”.

*Karla Aguiar - da Ascom campus Campina Grande