Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus de Picuí trouxe para os alunos um novo olhar sobre educação
Ações do documento
17/03/2011 às 14h17

Campus de Picuí trouxe para os alunos um novo olhar sobre educação

— registrado em:

Alunos relatam como o campus mudou suas vidas.

Campus de Picuí trouxe para os alunos um novo olhar sobre educação

O novo campus trará inúmeros benefícios aos discentes

A instalação do campus de Picuí trouxe para os alunos da região novas oportunidades. Para muitos os estudos paravam ao terminar o ensino médio ou até mesmo o fundamental. Com a vinda do IFPB para a cidade, novos horizontes cresceram para os jovens da região, e com eles, oportunidades de realizar sonhos, adquirir profissões e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira.

Renato José Morais Santos, estudante do quinto período do curso técnico subsequente em Mineração, andava  desanimado para prosseguir os estudos, mas com o incentivo e o exemplo dos professores do IFPB foi possível superar muitas dificuldades.

Com as novas instalações os alunos se tornaram ainda mais motivados, tendo em vista os benefícios que a nova estrutura proporcionará para a aprendizagem. O estudante do Curso Técnico Integrado em Informática, Adriano José da Silva Araújo Filho, admite que a construção de um novo prédio para o Campus Picuí evitou a desistência escolar por parte de alguns alunos: "O pessoal aqui está muito animado com a inauguração da obra. Havia pessoas pensando em desistir de estudar, mas mudaram de ideia quando viram a qualidade e a grandiosidade da obra”.

Para Araújo, o sonho de se formar em medicina com especialização em pediatria e dedicar-se ao atendimento de crianças carentes da cidade, parece cada vez mais próximo. "O incentivo dos professores do IFPB foi crucial na minha escolha profissional", afirma.

Já Renato acredita que com o novo campus as coisas só irão melhor a cada dia: "Estou muito empolgado e o meu pensamento está voltado para o crescimento profissional e pessoal", declara. O aluno cursa o Ensino Técnico e almeja cursar Engenharia de Minas no Campus do IFPB em Campina Grande.

Aracélia Azevedo Pinheiro, natural de Picuí, após várias tentativas de ingressar numa faculdade em outra cidade, obteve êxito na seleção do curso superior de agroecologia no campus do IFPB. A aluna afirma que descobriu sua afinidade com a área de meio ambiente após iniciar o curso e com o incentivo de seus professores. Hoje Aracélia é integrante do Núcleo de Agroecologia do Instituto, e é umas das pioneiras na publicações de artigos em eventos.

Após vários anos sem estudar ela acredita que agora poderá realizar o sonho de ter um curso superior. "Estava com a auto-estima lá embaixo, sem esperança, estava numa fase da minha vida que eu já não acreditava mais que fosse fazer nenhum curso", relata Aracélia ao lembrar da alegria que sentiu, em 2009  quando foi aprovada. Com a inauguração do prédio definitivo e dos novos laboratórios ela acredita que os discentes terão mais condições de aprendizado. "A cidade e a comunidade só têm a ganhar, o campus é bem maior e irá atender a um grande número de alunos, favorecendo o aumento da renda da cidade e dos comerciantes", finaliza.

*Patrícia Nogueira e Iris Souto Maior- Jornalistas do IFPB