Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus Guarabira já tem terreno assegurado para construção
11/01/2012 às 23h07

Campus Guarabira já tem terreno assegurado para construção

Prefeitura passou escritura da área de oito hectares para obra do prédio definitivo do IFPB

Campus Guarabira já tem terreno assegurado para construção

Prefeita Fátima Paulino e reitor João Batista

A III etapa de expansão do IFPB teve um importante capítulo nessa quarta-feira, 11 de janeiro. A Prefeitura de Guarabira doou, oficialmente, o terreno de oito hectares para a construção do Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba no município. A solenidade de assinatura da escritura foi realizada, nessa manhã, no Colégio Paulo VI, onde a turma pioneira do curso técnico subseqüente em Informática assiste aulas desde outubro. Diversas autoridades da região prestigiaram o evento e também o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização do IFPB, Antônio Carlos Gomes Varela, reitor em exercício nos últimos dias.
O diretor-geral do IFPB em Guarabira, Umberto Gomes Junior, saudou a comunidade e agradeceu o gesto do empresário Ivanildo Coutinho, proprietário da Guaraves, que doou o terreno para a Prefeitura, e também à Câmara Municipal por ter aceitado ceder essa área ao Instituto. “É o sonho da maioria da região poder contar com um ensino de qualidade e comprometido com a cidadania e é isso que iremos proporcionar aos jovens, com responsabilidade e ética”, frisou o professor.
A prefeita Fátima Paulino também agradeceu a todos os que possibilitaram a doação do terreno e fez um relato da trajetória dela, dos dirigentes do IFPB, e do ex-governador Roberto Paulino, que, em diferentes ocasiões, foram até Brasília fortalecer o pleito pela instalação do Instituto na cidade do Brejo. “Estamos fechando um ciclo e abrindo outro, estou muito orgulhosa como cidadã guarabirense. É uma página que se vira para a cultura, a ciência, o saber. E fomos peças fundamentais no processo que leva até o prédio próprio”, declarou Fátima Paulino.
O deputado estadual Raniere Paulino, representando a Assembléia Legislativa, também ressaltou a importância da vinda do IFPB para Guarabira, como sendo “a maior conquista da região” e frisou o compromisso assumido pelo Governo Federal, desde a gestão do presidente Lula, com o ensino técnico. “A obra do prédio vem consolidar o que existe nas aulas aqui: ensino de qualidade”.
O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, encerrou as falas da solenidade reiterando os agradecimentos e destacando a agilidade da Prefeitura de Guarabira que cumpriu os prazos determinados pelo Governo Federal na parceria estabelecida entre a União e os municípios para a instalação dos novos campi da rede de educação tecnológica. “A prefeitura e a empresa Guaraves tiveram a visão de futuro. Aceitamos o desafio de abrir o IFPB, em uma instalação provisória, porque sentimos o compromisso municipal. Esse prédio da arquidiocese tem plenas condições, mas é no prédio definitivo que poderemos cumprir todo o nosso projeto pedagógico”, ressaltou o professor.
João Batista lembrou que mesmo vivenciando o primeiro semestre letivo, a equipe do IFPB já expandiu a interação com a comunidade, que, além dos 60 alunos das duas turmas pioneiras, já conta com um projeto de extensão, na área de inclusão digital voltado para a terceira idade. “Nossos cursos têm uma profunda interação social e é esse o sentido da existência do servidor público. Esperamos agir sempre com a comunidade nos orientando”, frisou o reitor.
Para saber mais sobre o terreno e a obra, confira essa outra matéria

mesa guarabirajb guarabiraguarabira povo

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB