Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus Guarabira já tem terreno assegurado para construção
Ações do documento
11/01/2012 às 23h07

Campus Guarabira já tem terreno assegurado para construção

— registrado em:

Prefeitura passou escritura da área de oito hectares para obra do prédio definitivo do IFPB

Campus Guarabira já tem terreno assegurado para construção

Prefeita Fátima Paulino e reitor João Batista

A III etapa de expansão do IFPB teve um importante capítulo nessa quarta-feira, 11 de janeiro. A Prefeitura de Guarabira doou, oficialmente, o terreno de oito hectares para a construção do Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba no município. A solenidade de assinatura da escritura foi realizada, nessa manhã, no Colégio Paulo VI, onde a turma pioneira do curso técnico subseqüente em Informática assiste aulas desde outubro. Diversas autoridades da região prestigiaram o evento e também o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização do IFPB, Antônio Carlos Gomes Varela, reitor em exercício nos últimos dias.
O diretor-geral do IFPB em Guarabira, Umberto Gomes Junior, saudou a comunidade e agradeceu o gesto do empresário Ivanildo Coutinho, proprietário da Guaraves, que doou o terreno para a Prefeitura, e também à Câmara Municipal por ter aceitado ceder essa área ao Instituto. “É o sonho da maioria da região poder contar com um ensino de qualidade e comprometido com a cidadania e é isso que iremos proporcionar aos jovens, com responsabilidade e ética”, frisou o professor.
A prefeita Fátima Paulino também agradeceu a todos os que possibilitaram a doação do terreno e fez um relato da trajetória dela, dos dirigentes do IFPB, e do ex-governador Roberto Paulino, que, em diferentes ocasiões, foram até Brasília fortalecer o pleito pela instalação do Instituto na cidade do Brejo. “Estamos fechando um ciclo e abrindo outro, estou muito orgulhosa como cidadã guarabirense. É uma página que se vira para a cultura, a ciência, o saber. E fomos peças fundamentais no processo que leva até o prédio próprio”, declarou Fátima Paulino.
O deputado estadual Raniere Paulino, representando a Assembléia Legislativa, também ressaltou a importância da vinda do IFPB para Guarabira, como sendo “a maior conquista da região” e frisou o compromisso assumido pelo Governo Federal, desde a gestão do presidente Lula, com o ensino técnico. “A obra do prédio vem consolidar o que existe nas aulas aqui: ensino de qualidade”.
O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, encerrou as falas da solenidade reiterando os agradecimentos e destacando a agilidade da Prefeitura de Guarabira que cumpriu os prazos determinados pelo Governo Federal na parceria estabelecida entre a União e os municípios para a instalação dos novos campi da rede de educação tecnológica. “A prefeitura e a empresa Guaraves tiveram a visão de futuro. Aceitamos o desafio de abrir o IFPB, em uma instalação provisória, porque sentimos o compromisso municipal. Esse prédio da arquidiocese tem plenas condições, mas é no prédio definitivo que poderemos cumprir todo o nosso projeto pedagógico”, ressaltou o professor.
João Batista lembrou que mesmo vivenciando o primeiro semestre letivo, a equipe do IFPB já expandiu a interação com a comunidade, que, além dos 60 alunos das duas turmas pioneiras, já conta com um projeto de extensão, na área de inclusão digital voltado para a terceira idade. “Nossos cursos têm uma profunda interação social e é esse o sentido da existência do servidor público. Esperamos agir sempre com a comunidade nos orientando”, frisou o reitor.
Para saber mais sobre o terreno e a obra, confira essa outra matéria


mesa guarabirajb guarabiraguarabira povo


Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
Fotos: Petrônio Lins - técnico em audiovisual do IFPB