Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus Guarabira terá terreno de oito hectares
10/01/2012 às 19h33

Campus Guarabira terá terreno de oito hectares

Prefeitura fará doação para o IFPB na quarta-feira, 11 de janeiro. Reitor informa que R$ 7,5 milhões serão destinados à construção

Campus Guarabira terá terreno de oito hectares

Diretor Umberto Gomes e Prefeita Fátima Paulino

O Campus Guarabira do IFPB já tem seu terreno assegurado. Na quarta-feira, 11 de janeiro, a Prefeitura de Guarabira deve transferir oficialmente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba o terreno que foi doado pelo grupo empresarial Guaraves. A solenidade está marcada para as 10h, na Escola Paulo VI, onde está instalado temporariamente o IFPB em Guarabira.

De acordo com dados da Prefeitura de Guarabira, o terreno mede oito hectares e fica nas imediações do Conjunto Clóvis Bezerra, à margem direita da PB057, sentido Guarabira-Araçagi. Segundo a Prefeitura, a área total é de 81 mil metros quadrados e o bairro já tem toda a infra-estrutura adequada para a instalação. A doação partiu do empresário Ivanildo Coutinho e a Câmara Municipal aprovou a decisão da Prefeitura repassar a área ao IFPB.

O diretor-geral da Guaraves, Veronildo Coutinho destacou que a doação foi um ato de responsabilidade social. “A Guaraves surgiu aqui e todos os projetos que contribuem para o desenvolvimento regional nos interessam,” frisou.

Para a prefeita Fátima Paulino, a doação auxiliou a concretizar o sonho de instalar o Campus do IFPB em Guarabira. “Essa administração é um governo de parcerias”, apontou, lembrando que diversas vezes esteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pleiteando o IFPB para a cidade do Brejo paraibano, bem como o deputado federal Roberto Paulino, que apresentou projeto no Congresso Nacional com igual proposta.

Reitor diz que R$ 10 milhões serão investidos

O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, parabenizou a atitude da empresa doadora do terreno e a disposição e colaboração da prefeitura de Guarabira. Ele lembra que o Campus de Guarabira teve maior agilidade na instalação, nessa III etapa de expansão, porque já existia uma proposta de abrigar um Centro Vocacional Tecnológico na cidade. Assim, os recursos puderam ser destinados para o início das aulas no Campus provisório, no Colégio Paulo VI, que foi cedido pela Arquidiocese.

O professor João Batista destaca que a posse do terreno, a partir dessa quarta-feira, é condição sine qua non para o início de todo o trâmite burocrático até o início da construção. Ele frisou que o próximo passo é a elaboração do projeto arquitetônico do Campus para que seja colocada em licitação a obra.

“Conhecemos o terreno e acreditamos que terá plenas condições para a aplicação de nosso projeto pedagógico. Os recursos para a construção do Campus são na ordem de R$ 7,5 milhões e estão no orçamento do Governo Federal, esperamos pela consignação desses recursos. No total, o Campus terá um investimento de R$ 10 milhões, com a inclusão do mobiliário e dos equipamentos”, destacou o reitor do IFPB.

O diretor-geral do Campus Guarabira do IFPB, Umberto Gomes Júnior, também agradeceu a empresa doadora da área. “A Guaraves inscreve seu nome em definitivo na história educacional da Paraíba, o que revela seu compromisso com a região,” destacou.

O IFPB em Guarabira já está em funcionamento através do Curso Técnico Subseqüente em Informática. Nesse ano, inicia o Ensino Técnico Integrado ao Médio em Contabilidade e o curso Superior de Gestão Comercial, cujas inscrições estão abertas através do Sisu: www.sisu.mec.gov.br

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB