Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Compec aplica prova em Braille no PSCT
Ações do documento
27/12/2012 às 12h55

Compec aplica prova em Braille no PSCT

— registrado em:

Sistema foi desenvolvido em parceria com o NAPNE.

O IFPB pôde experimentar no último domingo durante o Processo Seletivo para os Cursos Técnicos uma etapa importante dentro da política de inclusão social. Em João Pessoa um candidato com deficiência visual fez a prova em Braille.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais, do Campus João Pessoa, Analuiza Andrade Guerra, a prova elaborada pelos professores na Compec foi passada da escrita normovisual para a escrita Braille através do programa Braille Fácil. Todo o conteúdo foi impresso numa impressora especial- a Juliet.  O candidato também teve direito na hora da prova a um ledor, uma pessoa para auxiliar em caso de necessidade.Prova Braille PSCT

Para a Coordenadora do NAPNE a novidade implantada nesse PSCT representa um avanço no Campus João Pessoa. “Isso amplia os horizontes dos deficientes visuais. O candidato pode fazer a prova de forma independente, com autonomia”. O objetivo é estender a partir de agora esse sistema nos próximos concursos que a Compec for realizar.

A presidente da Comissão Permanente de Concursos Públicos, Márcia Oliveira, informou que provas em Braille foram disponibilizadas para todos os Campi onde aconteceu o PSCT 2013, mas só um candidato da capital usou este sistema. “É preciso que o candidato com deficiência visual faça a solicitação a Compec no momento da inscrição. Nós estamos preparados para atender a esta demanda nos concursos promovidos pelo IFPB” disse.

Além dos deficientes visuais, cadeirantes fizeram o Processo Seletivo de forma diferenciada. Um grupo de candidatos surdos também foi o primeiro a experimentar uma novidade tecnológica. Eles tiveram as provas transcritas do Português para a escrita em Libras e o conteúdo foi gravado num vídeo com a apoio de intérpretes.

Ascom do IFPB