Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus Monteiro do IFPB terá inauguração oficial nessa sexta-feira
06/06/2011 às 14h19

Campus Monteiro do IFPB terá inauguração oficial nessa sexta-feira

Estudantes já assistem aulas no prédio definitivo e a solenidade acontece a partir das 10h com presença de autoridades

Campus Monteiro do IFPB terá inauguração oficial nessa sexta-feira

Clique para ampliar o convite

Mais um passo significativo na trajetória de expansão das atividades do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba será dado nesse dia 10 de junho de 2011. A data marca a inauguração oficial do Campus Monteiro do IFPB. As atividades letivas tiveram início em 21 de setembro de 2009 na cidade, em prédio provisório, mas a sede definitiva será entregue para a sociedade do Cariri, nessa sexta-feira, a partir das 10h. Toda a comunidade está convidada.

O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, e o diretor-geral do Campus, Ricardo Lima e Silva, serão os anfitriões do evento, que contará com a presença do governador Ricardo Coutinho, e da prefeita de Monteiro, Edna Henrique. O representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/ MEC) será o diretor de Desenvolvimento da Rede, Aléssio Trindade de Barros, que já foi professor da instituição nos tempos do Cefet-PB.

O Campus Monteiro do IFPB tem 606 estudantes, nas três modalidades de ensino. Atualmente, há quatro turmas do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, quatro turmas do Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, uma de Secretaria Escolar, duas turmas do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática e outra de Instrumento Musical. Para 2012, está previsto o início do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Campus Monteiro

O prédio definitivo está instalado às margens da Rodovia PB 264, em Vila Santa Maria, e ocupa uma área de cinco hectares. A estrutura que está sendo entregue à comunidade acadêmica tem três blocos de salas de aulas climatizadas; um bloco administrativo; uma sala climatizada para professores; um laboratório de química e física, uma sala para as coordenações dos cursos superiores; dois laboratórios de informática de uso geral e um laboratório de manutenção de equipamentos de informática.

“Nosso Ginásio é o antigo Batingão, doado por Carlos Batinga. Já temos obras de expansão: a biblioteca está em fase de licitação e a ampliação do bloco de informática já iniciou e deve estar pronta até 2012”, complementa o professor Ricardo Lima.

O diretor-geral do Campus destaca que desde o início a instituição teve apoio local para a instalação. A prefeitura colaborou com o Plano de Expansão II do Governo Federal doando o terreno para a construção e o projeto arquitetônico. Os alunos assistiram aulas, até o mês de março, no Colégio Diocesano, que fica no Alto do São Vicente. Para o início das atividades letivas, a prefeitura cedeu infra-estrutura e apoio pessoal.

Ricardo Lima ressalta que iniciar as atividades foi um desafio, principalmente porque foi preciso contar com dificuldades na infra-estrutura e para compor a equipe, mas que ao mesmo tempo isso foi muito motivador para toda a equipe. Hoje, são 53 servidores, entre técnico-administrativos e professores. “Vemos a situação atual como uma premiação pelo trabalho de progresso exponencial. Foi um esforço de todos que trabalham aqui, não só da equipe diretora, mas de quem colaborou na obra também”, ressaltou. Ele fez questão de agradecer o apoio do professor João Batista: “Pela confiança de ter me escolhido para iniciar esse sonho e todo o apoio ao longo do tempo”, frisou o professor de Informática que está há 15 anos na instituição.

texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

fotos: Petrônio Lins - técnico em audiovisual do IFPB