Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Campus Patos ganha laboratórios de primeira classe
25/10/2012 às 09h46

Campus Patos ganha laboratórios de primeira classe

Os ambientes de Física, Matemática, Química e Biologia já estão sendo montados pela empresa Cidepe

Os professores e estudantes do Campus Patos contam a partir desta semana com modernos laboratórios de Física, Matemática, Química e Biologia.

Os ambientes estão sendo montados pela Cidepe, uma empresa genuinamente brasileira, sediada no Rio Grande do Sul, auto-suficiente na industrialização de ferramentas que ligam experiências em salas de aula ao mundo real.

“Nossos kits pedagógicos ajudam professores e alunos construírem uma compreensão mais profunda dos conceitos físicos, matemáticos, químicos e biológicos”, disse o instrutor e técnico da Cidepe Guilherme Sampert.

Ele apresentou, na tarde desta quarta-feira (24), para professores convidados e diretores administrativos dos diversos campi do IFPB os kits pedagógicos, incluindo Software, Interface e Sensores que possibilitam aos estudantes interagirem por meio de dispositivos móveis e fixos com inúmeras representações científicas e tecnológicas.

A ideia segundo Sampert é desenvolver a compreensão do alunado de maneira ágil e prazerosa que não são possíveis com papel e lápis. “Nossa tecnologia busca envolver mais alunos e professores de forma mais eficiente e eficaz dentro do processo ensino-aprendizagem”, afirmou.

O portfólio de produtos instalados pela Cidepe, no Campus Patos, consta de aproximadamente 200 produtos, além dos livros de atividades experimentais, que orientam sobre o uso dos equipamentos e as apostilas personalizadas com sugestão de experiências e revisão teórica.

“A empresa não só vende o material, mas ela se distingue no mercado pelo compromisso em treinar os professores, técnicos laboratoriais dentre outros profissionais de cada área para que as ferramentas sejam exploradas ao máximo durante as aulas”, ressaltou o pró-reitor de administração Carlos Roberto de Almeida.

O investimento do IFPB em prol do Campus Patos na aquisição dos laboratórios, em 2011, foi de aproximadamente R$ 150 mil.

“Temos que pensar no crescimento do IFPB em uma perspectiva sistêmica para ganharmos na padronização dos nossos serviços e ganharmos na eficiência”, concluiu o pró-reitor Almeida, incentivando aos diretores administrativos consultarem suas bases sobre a necessidade de investimentos similares.

Carlos Roberto de Almeida colocou-se a disposição do grupo para elaborar projeto coletivo de aquisição de mais kits laboratoriais para os campi interessados em empreender e inovar no ensino da física, matemática, química e biologia no âmbito do Instituto Federal da Paraíba.

Diretores administrativos e professores foram desafiados e abraçaram a proposta do pró-reitor Almeida. Leia mais sobre a repercussão do evento clicando AQUI.

laboratório Patos 33
laboratório Patos 37