Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Candidatos avaliam provas do PSCT 2013
23/12/2012 às 13h56

Candidatos avaliam provas do PSCT 2013

O nível das provas não é consenso entre os estudantes; alguns deles elogiam o formato, outros não

Após finalizar as provas do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) do Instituto Federal da Paraíba, na manhã deste domingo (23), estudantes ficaram divididos quanto ao nível das provas aplicadas pela Compec - Comissão Permanente de Concurso Público.

Os candidatos ao Ensino Médio responderam perguntas de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História. Já os candidatos à modalidade subsequente foram submetidos a quesitos de matemática e Língua Portuguesa.

O estudante surdo Hugo Rogery da Silva Braz, candidato ao Curso Técnico Subsequente de Edificações, elogiou o conteúdo da prova destinada aos candidatos com deficiência auditiva. “Foram utilizados recursos multimídia incluindo filmagens, ilustrações, legendas e texto sobre medida para que nós pudéssemos concluir o exame em tempo hábil”, afirmou ao declarar que o formato das provas surpreendeu suas expectativas e o encorajou a continuar sua luta em prol dos surdos. Ele ressaltou ainda a prova de Português e ponderou em relação ao conteúdo desafiador de Matemática.PSCT 2013 surdo

Já a estudante oriunda de escola privada de João Pessoa Thaysa Gregório, candidata ao Curso Técnico Integrado de Eletrotécnica, disse que as questões matemática e Língua Portuguesa não estavam difíceis, mas os longos enunciados de algumas perguntas deixaram a prova cansativa. “No geral achei as perguntas fáceis se comparadas com as provas da minha escola. Talvez a corrida contra o relógio crie essa sensação de esgotamento”, afirmou perante o reitor João Batista que esteve no Campus João Pessoa, acompanhando o andamento dos trabalhos.PSCT 2013

Segundo a coordenadora da Compec – Comissão Permanente de Concurso Público, professora Márcia Alves, as provas do PSCT 2013 foram realizadas por uma equipe de professores (6), revisores (2) e pedagogos (2) e constaram de conteúdos de fácil leitura e interpretação. “Temos uma equipe profissional treinada especificamente na elaboração de conteúdos para os nossos certames”, assegurou Márcia.

LEIA O QUE DISSERAM OUTROS CANDIDATOS SOBRE A PROVA DO PSCT 2013

Artur Gonçalves Lucena – Técnico em Segurança do Trabalho EaD (participou do PSCT pela primeira vez)

“A prova foi ótima. As perguntas estavam claras, tanto na prova de português como de matemática. Algumas questões estavam mais difíceis, principalmente na prova de matemática, mas tenho fé em Deus que vou passar”.

Milena Hélida – Integrado – Técnico em Controle Ambiental

“Dentro das minhas expectativas. Não tenho dúvidas que vou garantir minha vaga”.

Renato Matos – Integrado – Técnico em Eletrônica

“Acho que o teste exigia demais. Algumas questões cobravam um conhecimento mais profundo do que o esperado”

Gislane Soares – Subsequente - Técnico em Agropecuária

“Eu gostei da prova, estava muito bem elaborada. Eu só tive um pouco de dificuldade em Matemática, porque eu não sou muito boa nessa matéria, mas eu estou confiante que vou conseguir passar”.

*Filipe Donner – Coordenador de Comunicação Social da Reitoria e Juliana Gouveia – Coordenadora de Comunicação do Campus Sousa- Fotos: Luzivan Silva-Programador Visual.