Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Catolé do Rocha recebe equipe do IFPB para audiência pública
09/11/2011 às 14h12

Catolé do Rocha recebe equipe do IFPB para audiência pública

A grande participação de alunos do município foi o destaque

Catolé do Rocha recebe equipe do IFPB para audiência pública

Comunidade compareceu em peso

A audiência pública realizada pelos dirigentes do IFPB no município de Catolé do Rocha, que discutiu com a comunidade a criação dos cursos no futuro campus, aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 08 de novembro. Com a presença de autoridades do município, representantes do IFPB, alunos, professores e comunidade local, a audiência foi o momento de discussão sobre a implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba na cidade.

A solenidade teve início com uma apresentação do IFPB, feita pelo Reitor João Batista de Oliveira e pelo Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, traçando um panorama sobre a história do Instituto, sua estrutura física e educacional. “Nós tentamos contextualizá-los sobre o que é o Instituto, sobre políticas públicas, a nossa missão, fazendo exibição de vídeos. Eu acho que tudo isso ajuda um pouco no momento em que nós começamos a conversar com eles”, afirmou o professor João Batista.

Em seguida, o professor Ridelson Farias apresentou o Estudo de Viabilidade de Cursos, elaborado por uma equipe técnica de professores do IFPB, que tem norteado as sugestões e as escolhas dos cursos que cada novo campus do Plano de Expansão III irá oferecer. Este estudo leva em consideração índices de desenvolvimento e atividades econômicas da região atendida pelos futuros campi.

De acordo com a tendência para a área de serviços e de comércio, identificada pelo Estudo de Viabilidade, para Catolé do Rocha, foram sugeridos três cursos: o Técnico Integrado em Informática, o Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Após a apresentação destas sugestões, a comunidade também teve a oportunidade de dar a sua opinião, sugerindo a possibilidade de implantação de outros cursos.

A instalação de um campus em Catolé do Rocha vai atender 10 municípios da região, que conta com uma população de quase 89 mil habitantes, num raio de 50 km, de acordo com o Estudo de Viabilidade de Cursos.

O desejo da comunidade pela implantação do campus foi relatada na fala da Secretária de Educação do Município, Maria de Lourdes Lacerda: “a vinda do IFPB para Catolé do Rocha vai provocar um grande desenvolvimento. Nós sabemos que o Instituto Federal da Paraíba e os Institutos Federais do Brasil têm muita credibilidade, são uma referência. Para a educação de Catolé vai ser um salto”.

A expectativa também pôde ser notada com a grande presença dos alunos do município, que assistiram atentamente toda a apresentação. A aluna da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Catolé do Rocha, Carla Pereira de Jesus, comentou que a chegada do Instituto “é uma boa oportunidade pra quem quer seguir uma profissão, porque muitos querem, mas têm que sair de Catolé do Rocha para estudar em outras cidades”.

“Uma coisa está clara: a alegria que a gente percebe nas pessoas nestas audiências públicas, na relação com a prefeitura, nas abordagens que nos fazem, na participação da sala de visitas da página da TVIFPB, tem sido estimulante, o que mostra que estamos acertando”, refletiu o Reitor João Batista.

Após a definição dos cursos, o IFPB aguarda o processo de concessão do terreno onde será construído o campus, por parte da Prefeitura. De acordo com o Prefeito Municipal, Edvaldo Caetano da Silva, “tudo aquilo que depender do município, pode ter certeza, vamos fazer, para ter, o mais breve possível, o nosso campus funcionando”.

Ao fim da solenidade, o Reitor do IFPB concluiu que “a cada audiência, nós estamos aprendendo e nos aprimorando com esse momento. Entendemos que é importante essa relação do nosso Instituto, enquanto uma comissão que trabalha a implantação, e a comunidade local. É muito importante para nós sentir as expectativas, discutir com eles as demandas, as vocações, os negócios, os cursos”.

Catolé do Rocha autoridadesCatolé do Rocha alunosCatolé do Rocha mesa de autoridades

Texto: Patrícia Lins – Jornalista do IFPB

Fotos: Petrônio Lins – Técnico em Audiovisual do IFPB