Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Formação em Pesca realiza solenidade de encerramento de cursos em Cabedelo
07/07/2011 às 15h11

São aulas de navegação, processamento de pescado, inclusão digital, artesanato pesqueiro, inglês e espanhol básico

Alunos formandos dos cursos de extensão

O Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha que o IFPB mantém em Cabedelo realizou solenidade de encerramento dos seus cursos de extensão nessa terça-feira, no Teatro Santa Catarina. Mais de 100 alunos receberam o certificado de conclusão dos cursos de navegação, processamento de pescado, inclusão digital, artesanato pesqueiro, inglês e espanhol básico. Conforme a diretora do Centro, Margareth Rocha, na próxima semana deve sair o edital para inscrição nesses cursos de extensão no semestre 2011.2.

“Teremos os novos cursos de navegação marítima avançada e confecções de artefatos de pesca. Os cursos têm 120 horas”, adiantou a professora Margareth Rocha. Esses cursos atendem muitas pessoas que estão afastadas do sistema formal de ensino, dando uma nova oportunidade para a melhoria de renda. Esses cursos são vinculados ao Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) que deve ter sua instalação providenciada em breve, já que recentemente o terreno definitivo foi doado pelo Governo da Paraíba.

Toda a equipe do Centro esteve presente na solenidade, além dos professores colaboradores do Campus Cabedelo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. A professora Margareth agradeceu a toda equipe do Centro e aos professores e servidores do Campus Cabedelo, “por sua dedicação e empenho para que todo esse trabalho pudesse ser realizado”.

Além disso, ela agradeceu ao Reitor João Batista, por todo apoio, bem como aos Pró-Reitores de Extensão, Edelcides Gondim, de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, de Desenvolvimento Institucional, Antonio Carlos Varela, ao superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), Valdeci Ramos. Além dos diretores de Cabedelo, Avenzoar Arruda (geral), Edilson Ramos (Ensino) e Roberto de Castro (Administração). Margareth Rocha frisou ainda a colaboração da Setec/MEC através do empenho usual do professor Edmar Moraes.

A Pró-reitoria de Extensão foi representada na ocasião pelo servidor Paulo de Tarso Faustino que lembrou a importância da realização dos cursos para as comunidades litorâneas e de não apenas aprender, mas repassar os conhecimentos adquiridos.

O Diretor Administrativo do Campus Cabedelo, Roberto de Castro, elogiou o trabalho e esforço do Centro de Referência em sua atuação, e bastante emocionado se referiu a parceria que a cada dia se faz mais presente entre as duas instituições do IFPB. “A comunidade é a principal beneficiada desse trabalho de inclusão social de extrema relevância”, resumiu.

O Coordenador dos Cursos de Extensão Pesqueira, André Pereira Campos, declarou que se sentia “gratificado e extremamente feliz em ver mais uma vez os pescadores, seus familiares e a comunidade em geral finalizando mais uma etapa de aprendizado que certamente servirá por toda vida”. Na plateia, além de parentes e amigos dos concluintes do curso, também estavam estudante das aulas de astronomia que ocorrem no Centro de Referência.Centro de Referência cursos equipe

O secretário de Pesca e Meio Ambiente do município de Cabedelo, Walber Farias, ressaltou a importância das atividades do Centro de Referência junto a comunidade de pescadores e elogiou a competência de todos os profissionais envolvidos. “O IFPB é muito importante para o desenvolvimento da qualificação profissional no município de Cabedelo e adjacências”, declarou.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB