Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto de Extensão seleciona 75 alunos bolsistas
21/10/2011 às 15h56

Projeto de Extensão seleciona 75 alunos bolsistas

Os candidatos selecionados vão atuar nos Cursos de Informática Básica e Manutenção de Microcomputadores. O valor da bolsa é de R$ 300,00.

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba está selecionando discentes bolsistas e voluntários do IFPB para promover a inclusão digital da população de baixa renda através dos Cursos de Informática Básica e Manutenção de Microcomputadores ofertados pelo Projeto de Prestação de Serviço à comunidade – Inclusão Digital. Para maiores informações confira o Edital.

Estão sendo ofertadas 75 bolsas, no valor de R$ 300,00, correspondendo a uma carga horária de 15h semanais. A duração do curso é de dois meses, com início  em 7 novembro e prosseguindo até dezembro. Há bolsas para nove campi da Instituição e o Centro de Referência em Pesca e  Navegação Marítima (CRPNM), a exceção é o recém-criado Núcleo Avançado de Guarabira. A distribuição entre as unidades ficou da seguinte forma: Cabedelo, oito vagas; Cajazeiras, doze vagas; Campina Grande, quatro vagas; João Pessoa, oito vagas, Monteiro, nove vagas; Patos, cinco vagas; Picuí, dez vagas; Princesa Isabel, oito vagas; Sousa, oito vagas e o CRPNM, 3 vagas.

O período de inscrição vai de 24 a 28 de outubro.  Para se inscrever, os interessados devem se dirigir as Coordenações de Extensão dos campi de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Picuí e Cabedelo; na Diretoria de Ensino dos campi de Patos, Monteiro, e Princesa Isabel e na Diretoria do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, que fica em Cabedelo, levando os documentos especificados no edital e a ficha de inscrição, devidamente preenchida.

A seleção será realizada pela Coordenação de Extensão de cada campus com a participação do Coordenador do Projeto, levando em consideração os seguintes critérios de seleção: Participação em Projeto de Inclusão Digital, 50 pontos; Participação em Monitoria na área de informática, 30 pontos; Participação em Monitoria em outra área, 20 pontos. O Coeficiente de Rendimento Escolar do discente será usado como critério de desempate. Serão selecionados para a fase eliminatória - entrevista - o número de estudantes referente ao número de bolsas de cada campus mais dois. O Coeficiente de Rendimento Escolar do aluno será usado para o caso de desempate.

“O objetivo é promover a qualificação profissional e cidadania a quem está fora do processo de inclusão digital, proporcionando condições de acesso valorização da força de trabalho e acesso a novas oportunidades”, ressalta a Pró-Reitora de Extensão Edelcides Gondim. A Pró-Reitoria de Extensão pretende qualificar mais de 1500 pessoas, até o fim do ano, através do Projeto de Prestação de Serviço à comunidade – Inclusão Digital.

Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB