Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Navegação será construído na Beira-Mar
31/05/2011 às 09h42

Centro de Navegação será construído na Beira-Mar

O empreendimento que será implantado em Cabedelo custará US$ 5 milhões aos cofres do Governo Federal.

Centro de Navegação será construído na Beira-Mar

A iniciativa contempla o processo de expansão do IFPB

Começa a contagem regressiva para o início das obras de instalação do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima no Município de Cabedelo.

O empreendimento será instalado na cidade portuária em uma área de responsabilidade da Companhia Docas cedida pelo Governo do Estado. O espaço, à beira-mar, fica próximo ao Moinho de Cabedelo e visa à formação de mão de obra qualificada na área marítima, portuária e pesqueira.

O reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) informou que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, tem disponível cerca de US$ 5 milhões para investimento imediato.

Essa iniciativa que contempla o processo de expansão IFPB faz parte de acordo selado entre os governos brasileiro e espanhol por meio do MEC e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com representação através da ABC Agência Brasileira de Cooperação.

No final da tarde de ontem (30), o governador Ricardo Coutinho recebeu o reitor do IFPB, João Batista; a diretora do Centro de Navegação, Margareth Rocha; o prefeito de Cabedelo, José Régis; o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome e a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, em uma reunião para agilizar o processo de cessão da área por parte do Estado próxima ao Moinho Dias Branco, onde será instalado o centro de pesquisa.

Reunião - Construção do Centro de navegaçãoO governador pediu agilidade à direção do Porto de Cabedelo no processo de cessão da área pública para que o centro possa ser implementado o mais rápido possível. Wilbur Jácome destacou que o Estado está abrindo mão de uma área de sua responsabilidade próxima ao Porto para possibilitar que a Paraíba ganhe esse Centro de Referência em Pesca e Navegação do Brasil.

A diretora do Centro de Navegação, professora Margareth Rocha, informou que o órgão já é uma realidade em Cabedelo e que através do Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha, o IFPB oferece semestralmente cursos a pescadores, marisqueiras e á comunidade em geral, com destaque para Navegação, Tecnologia da Pesca, Processamento de Pescado, Artesanato Pesqueiro, Inclusão Digital e Básico de Inglês e Espanhol, atualmente atendendo 150 alunos.

“Além disso, temos o Programa EU E O MAR, que tem por objetivo o desenvolvimento da mentalidade marítima, e o Núcleo de Pesquisa Aplicada Nordeste 2, com resultados diretos à comunidade”, complementa Margareth.

O reitor do IFPB João Batista lembrou que Cabedelo tem tradição na cultura da pesca e que a cidade faz parte das estratégias de investimento do Governo Federal, através da revitalização do seu Porto, para fortalecer a produção local e abrir novas perspectivas de mercado.

“Para isso, o IFPB não tem medido esforços para ter em curto prazo instalado o primeiro Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima da Rede Federal”, finaliza o reitor ao lembrar já está previsto para 2013 a implantação no Campus Cabedelo do Curso Superior de Engenharia de Pesca, primeiro da Paraíba.

* Por Filipe Donner - Jornalista