Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Referência divulga classificados para cursos no Porto
02/04/2012 às 18h59

Centro de Referência divulga classificados para cursos no Porto

Matrículas serão nessa terça e quarta na Companhia Docas em Cabedelo

Centro de Referência divulga classificados para cursos no Porto

CRPNM funciona provisoriamente no Campus Cabedelo

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou a lista de classificados nos cursos para a comunidade portuária. Clique aqui para ter acesso ao documento com os nomes dos classificados, que reúne também quem está na lista de espera. As matrículas precisam ser feitas nessa terça ou quarta-feira, das 9h às 12h, na Companhia Docas em Cabedelo.

Para se matricular, é preciso levar uma foto 3x4, cópia do Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral e carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino). Foram oferecidas 25 vagas para o curso de Logística Portuária e 25 vagas para o curso de Segurança no Meio Portuário. Quem não se matricular, perde a vaga e abre espaço para quem está na lista de espera. As aulas começam dia 09 de abril.

De acordo com a diretora de implantação do Centro de Referência do IFPB, Margareth Rocha, em breve deve ocorrer seleção para outros cursos na área de Meio Ambiente Portuário, Despacho Aduaneiro, Gestão Portuária, Comércio Exterior dentre outros. A professora Margareth destaca que a instituição é voltada para a qualificação profissional dessa área econômica que registra um crescimento notável nos últimos anos.

“Para se ter uma idéia da importância de tais cursos, de acordo com dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), a tonelagem das exportações brasileiras cresceu 5,2% com relação a 2010 e as importações brasileiras 14,42%, totalizando 145 milhões de toneladas”, apontou Margareth.

Outro dado ressaltado é que a frota brasileira na navegação passou de 588 embarcações em 2001 para 1.473 no ano passado, ou seja, mais do que duplicou em uma década. “Toda essa movimentação requer pessoal cada vez mais preparado para desenvolver suas funções nas mais específicas áreas. Para nós que fazemos o CRPNM é um privilégio poder contribuir para essa formação profissional”, frisou a docente.

O nível de escolaridade exigido nesse curso foi o Ensino Fundamental. Vagas foram reservadas para funcionários da Cia Docas, que é parceiro nesse curso. Mais informações através do telefone 3248-5400 ou também em www.ifpb.edu.br/crpnm

Ana Carolina Abiahy - Jornalista do IFPB