Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima abre inscrições para curso de Astronomia
02/05/2011 às 07h42

O curso destina-se a alunos dos cursos técnicos em pesca do Campus Cabedelo, Pescadores, Marítimos e Arrais, Mestre e Capitão Amador.

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), abre inscrições para o curso de Introdução à Astronomia, no período desta segunda-feira (2) até o dia 13 de maio.

O curso acontece de 19 de maio até o dia 10 de junho e a carga horária e de 24 horas. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras.

O curso destina-se a alunos dos cursos técnicos em pesca do Campus Cabedelo, Pescadores, Marítimos e Arrais, Mestre e Capitão Amador, que desejam aumentar o seu conhecimento  prático de observação dos astros e pretendem reunir saberes e experiências que lhes permitam observar a esfera celeste de uma forma mais proveitosa, fornecendo-os a base do conhecimento para a aprendizagem da Navegação Astronômica.

Navegar é o ato de conduzir uma embarcação de um ponto a outro utilizando diferentes métodos e em segurança. Com relação à metodologia a Navegação se divide em três tipos: Navegação Costeira (contemplada no curso de Navegação Marítima do Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha-CFPCM), Navegação Eletrônica e Navegação Astronômica. Está última vem sendo utilizada a mais de 500 anos e até hoje se faz indispensável.

Os mais modernos navios, apesar de todos os equipamentos, não abrem mão de ter a bordo ao menos um marinheiro que saiba navegar através dos astros. Sabendo que a pesca na região da Grande João Pessoa é  essencialmente baseada na pesca artesanal, onde as embarcações, em sua maioria não possuem equipamentos eletrônicos de navegação (GPS, Ecossonda, entre outros), faz-se importante a aprendizagem da navegação astronômica. Portanto, a proposta do curso “Introdução a Astronomia” é desenvolver um conhecimento inicial que dará base a um futuro curso de Navegação Astronômica.

Segundo a Diretora de Implantação do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima Margareth Rocha “Uma das etapas mais difíceis para o aluno que deseja aprender a Navegar pelos astros é aprender a identificá-los. E é neste quesito que o curso em questão irá investir” ressalta.

O estudo da Astronomia irá propiciar ao aluno não só a base para o estudo da Navegação Astronômica como também proporcionará um maior entendimento dos fenômenos que ocorrem na natureza, como as variações da maré e as estações do ano influenciam no setor pesqueiro, o efeito do magnetismo terrestre na orientação de embarcações, dentre outros assuntos.

Ascom do IFPB com informações do CRPNM