Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima divulga resultado
13/03/2012 às 18h50

Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima divulga resultado

Processo seletivo para 11 cursos diferentes inscreveu para 305 vagas em Cabedelo. Matrícula deve ser feita até 16 de março

Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima divulga resultado

Aulas de Beneficiamento de Pescado

O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou resultado da seleção para 305 vagas em 11 cursos oferecidos através do Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha que fica em Cabedelo. Clique aqui para ver a lista de classificados e também os candidatos que estão na lista de espera.

A matrícula deve ser feita até 16 de março, das 9h às 12h ou de 14h às 17h, no Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha (mesmo lugar da inscrição). As aulas começam em 19 de março. Foram recebidas cerca de 430 inscrições e por isso será formado um banco de lista de espera. Mais informações pelo telefone 3248-5400.

“O Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima recebe com grande satisfação todos os alunos selecionados para os cursos do semestre 2012.1. O número de inscritos superou a quantidade de vagas ofertadas, isso é o resultado de um trabalho conjunto de profissionais comprometidos com a formação da comunidade”, destacou a diretora do CRPNM, Margareth Rocha.

Nos cursos de extensão, foram ofertadas 125 vagas em: Navegação Marítima Básica; Navegação Marítima Avançada; Espanhol Básico; Inglês Básico; Inglês Avançado. Cada curso ofertou 25 vagas para quem tinha o Ensino Fundamental.

Na modalidade de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), foram 100 vagas distribuídas entre os cursos de Pescador Artesanal; Artesão de Biojóias; Operador de Computador (duas turmas). Nos cursos do Programa de Bolsas de Extensão (Probext), foram 80 vagas, sendo 40 para Astronomia Aplicada a Navegação; 20 em Desenvolvimento de Produtos à base de mariscos denominados de "salgariscos" e 20 Navegação com cartas Náuticas e GPS para pescadores, de Cabedelo, Lucena e Forte Velho.

O CRPNM tem como público-alvo os pescadores, marisqueiras, marítimos e seus familiares e é por isso que há reservas de vagas para esses membros da comunidade. Em cada curso, são reservadas vagas para pescadores, marisqueiras, marítimos e seus familiares e para pessoas com necessidades específicas. O público-alvo deve ter mais de 16 anos.

A instituição já realiza cursos com a comunidade em Cabedelo há vários anos, mas o número de vagas e a diversidade de cursos vêm aumentando, desde que foi implantada a política de Formação Humana na Área de Pesca Marinha, Continental, Aquicultura Familiar, Portos e Navegação pelo Governo Federal. Para saber mais sobre o CRPNM, acesse www.ifpb.edu.br/crpnm

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB