Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima se prepara para oferecer novos cursos
31/01/2013 às 07h58

Edital de inscrições será divulgado nos próximos dias.

Nesta quarta-feira a Assessoria de Comunicação do Instituto Federal da Paraíba se instalou no Campus de Cabedelo. Foi a primeira parada de um projeto que pretende percorrer outros Campi ao longo deste ano. Uma dos locais visitados foi o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, uma unidade de ensino do IFPB.

O CRPNM existe desde 2008 e funciona no mesmo prédio do Campus do Instituto Federal. O centro é pioneiro no país na oferta de cursos voltados para pescadores, marisqueiras, marítimos e portuários. A diretora da unidade, professora Margareth Rocha, fala com entusiasmo das atividades de extensão. “Temos uma relação muito boa com as comunidades de Cabedelo e de áreas adjacentes, como Lucena, Forte Velho e Costinha”.Diretora CRPNM

Em média são oferecidos 12 cursos por semestre como o de navegação marítima, espanhol, inglês, logística portuária, astronomia aplicada à navegação, pescador artesanal, artesão de biojoias e operador de computador.

A boa notícia é que a partir do próximo semestre a oferta de cursos no centro vai aumentar. Isso vai ser possível graças a um acordo de cooperação técnica firmado com a Diretoria de Portos e Costas, da Marinha do Brasil. O CRPNM vai oferecer 3 novos cursos: marinheiro auxiliar de máquinas e convés, pescador profissional e o de taifeiro.

Nos próximos dias será divulgado o edital de inscrições para os cursos de extensão e para os que vão ser ofertados a partir deste acordo de cooperação com a Marinha.

Ascom do IFPB