Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Centro de Referência em tratamento contra as drogas divulga vagas
Ações do documento
16/03/2011 às 15h38

Centro de Referência em tratamento contra as drogas divulga vagas

— registrado em:

Profissionais de cinco municípios, de diversas especialidades, vão fazer quatro cursos diferenciados para ajudar usuários a largar o vício. Programa foi lançado pela presidenta Dilma Roussef

Centro de Referência em tratamento contra as drogas divulga vagas

Centro de Referência faz parte de programa nacional

A coordenadora do Centro Regional de Referência de Formação Profissional - CRR-IFPB, professora Vania Medeiros, e a Gestora de Saúde Mental do Município de João Pessoa, psicóloga Valéria Cristina, reuniram-se, nessa quarta-feira, pela manhã, na Secretaria de Saúde, com os representantes das Secretarias de Saúde da região metropolitana para procederem à distribuição das vagas para os cursos que serão ministrados pelo CRR-IFPB na área de crack e outras drogas.

Neste final de semana, uma equipe multiprofissional de várias universidades do país estará fazendo o planejamento das atividades para este ano letivo. O início das aulas dos quatro cursos de formação na área de crack e outras drogas, que serão ministrados na primeira fase das atividades do CRR-IFPB, está previsto para o começo de abril.

Participaram da reunião, na Secretaria de Saúde do município de João Pessoa, 13 profissionais lotados nas secretarias de saúde da região metropolitana. Após debate democrático sobre dificuldades enfrentadas, especificamente, por cada município, os profissionais da saúde acordaram uma proposta compatível com a realidade de cada área.

Segundo a professora Vania Medeiros, os profissionais da saúde da região metropolitana serão beneficiados com o cumprimento de uma reivindicação antiga. “Os profissionais participaram da reunião com um senso de muita reflexão e chegaram à conclusão de que os anseios da comunidade nessa área específica de formação estavam sendo atendidos”, ressaltou ela.

A psicóloga Valéria Cristina assinalou que a formação era oportuna e que uma capacitação na área de crack e outras drogas já fazia parte das metas da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. "A Secretaria está agregando essa formação do CRR-IFPB às metas já planejadas", explicou ela. Os profissionais da área de saúde destacaram que cerca de 60% dos casos que são atendidos nos hospitais de trauma são consequências de problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

A coordenadora do CRR-IFPB Vania Medeiros destacou o ambiente favorável às iniciativas envolvendo a educação profissional no IFPB e as áreas de saúde e assistência social. Na opinião da educadora, “a partir deste curso, a educação profissional na Paraíba poderá se desenvolver de forma integrada às demandas oriundas da saúde e da assistência social”. Veja a tabela da distribuição das vagas para os cursos do CRR-IFPB, logo abaixo.

 

Crisvalter Medeiros - jornalista (IFPB)

 

CURSO

PÚBLICO

VAGAS

Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas

 

Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

 

35 João Pessoa; 
08 cabedelo;

10 Bayeux;

12 Santa Rita;

05 Conde

 

Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e Outras Drogas

 

Profissionais atuantes em Hospitais Gerais

 

50 João Pessoa, 10 Cabedelo, 10 Santa Rita

 

Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e Outras Drogas

 

Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais

 

SUAS –70 vagas:

20 para João Pessoa e 50 para SEDH, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Conde.

 

SUS – 70 vagas:

35 João Pessoa;

08 Cabedelo,

10 Bayeux,

12 Santa Rita,

05 Conde

 

 

Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e Outras Drogas

 

Profissionais das Redes SUS e SUAS

SUAS – 35 vagas:

09 para João Pessoa e 35 para SEDH, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde.

 

SUS – 35 vagas

(20) João Pessoa e

(04) Cabedelo, (04) Bayeux, (04) Santa Rita, (04) Conde